Saiba o que evitar para dormir melhor

Não tomar café à noite e fazer refeições leves antes de se deitar são algumas das práticas que nos ajudam na missão de dormir melhor

Quem nunca passou por dificuldades na hora de dormir? A pessoa rola para um lado da cama, rola para o outro, mas nada de o sono chegar. E a cada minuto que passa, a impaciência cresce, adiando ainda mais o tão esperado descanso. Ainda que não exista fórmula mágica para lidar com o problema, os hábitos que temos antes de nos deitar influenciam diretamente na qualidade do nosso sono. Veja a seguir cinco coisas que devemos evitar para dormir melhor.

Tomar café à noite

Por ser um estimulante, a cafeína é um grande vilão do sono profundo, que é a etapa em que descansamos das atividades do dia. Portanto, quem deseja dormir melhor jamais deve consumi-la no final da tarde, e muito menos à noite. Caso contrário, você vai acordar na manhã seguinte sem se sentir revigorado.

Deixar o quarto iluminado

Mais do que uma questão de gosto, a presença de luz afeta diretamente nossos ciclos biológicos e a produção de hormônios. Em primeiro lugar, quando há lâmpadas acesas no ambiente, a geração de melatonina é inibida. Assim, o sono fica superficial e acordamos mais facilmente. Além disso, a luz impacta na presença de cortisol em nosso organismo. Esta substância está diretamente relacionada ao estresse e nos impede de dormir melhor.

Ficar em contato com a luz de eletrônicos

Apesar de pequena, a tela do celular pode se tornar um inimigo gigante do nosso sono. Isso ocorre pois a luz emitida pelo aparelho tem o mesmo efeito das lâmpadas, inibindo a produção de melatonina. Como muitas pessoas têm o hábito de usar o smartphone na cama, uma saída é ativar a luz azul do aparelho à noite. Apesar de não resolver totalmente o problema, o filtro nos ajuda a dormir melhor à medida em que evita prejudicar o descanso dos olhos, amenizando os efeitos negativos sobre o organismo.

Fazer refeições pesadas à noite

Quando exageramos na quantidade de comida antes de deitar, aumentamos o refluxo de ácido no estômago, o que atrapalha o descanso. Se você deseja dormir melhor, tome cuidado também com alimentos que deixam a digestão mais lenta. Logo, nada de ingerir itens gordurosos ou muito condimentados à noite.

Permanecer na cama sem sono

Pode parecer estranho, mas em alguns casos levantar-se da cama por alguns instantes é a melhor saída para dormir melhor. Toda a impaciência e ansiedade geradas quando o sono não vem atrapalham ainda mais sua chegada. Assim, se você está deitado por mais de 20 minutos sem sucesso, experimente ir para outro local à meia-luz e tente relaxar com algo, como ler um livro. Só volte para a cama quando o sono voltar.

Escreva uma resposta ou comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos Relacionados