Homem com mão sobre a barriga segurando marmita descartável | Por que sentimos sono depois de comer?

Por que sentimos sono depois de comer?

Nosso organismos manda mensagens para nós mesmos. Quando comemos, principalmente em excesso, o nosso organismo manda mais sangue para o estômago, fazendo ter menos sangue no cérebro e consequentemente menos oxigênio. Quando isso acontece, o nosso cérebro se comunica com a gente, alertando de que terá que ficar mais lento para poder processar toda essa atividade.

No entanto, se você já costuma sentir muito sono depois de comer, se tem uma rotina muito intensa e cansativa ou se pontualmente você não dormiu muito bem na noite anterior, existem alguns alimentos que precisam ser evitados para que a sensação de cansaço não seja ainda mais intensificada.

O que você come influencia muito no seu sono pós-almoço. Conheça agora quais os alimentos que devem ser evitados para não sentir sono depois de comer.

Saiba quais são os alimentos que dão sono depois de comer

Laticínios

Procure evitar consumir grandes quantidades de laticínios quando você estiver trabalhando ou realizando algum curso que demande muita agilidade e concentração. Isso porque o leite libera calmantes naturais no organismo. Por isso, prefira consumir esses produtos à noite, que já não seria um problema sentir sono depois de comer.

Carboidratos

Outro vilão que deve ser evitado são os carboidratos. Alimentos que incluem uma grande quantidade de açúcar refinado, mesmo alimentos salgados como pães e macarrão, devem ser evitados ao máximo.

Arroz e outros tipos de carboidratos podem ser consumidos, mas sempre com moderação. É mais recomendável deixar aquela feijoada para um dia de folga.

Frutas

Que as frutas fazem um bem enorme para a saúde não é segredo, mas se você quer evitar a sonolência, deve evitar algumas.

Banana, por exemplo, é uma fonte rica em potássio e magnésio, o que relaxa os músculos, dando sono. Maracujá, cereja, uva e até mesmo o tomate, fácil de se encontrar na salada na hora do almoço, devem ser evitados.

Vegetais

Os vegetais de coloração verde escura, como brócolis, repolho ou couve, são excelentes fontes de vitamina D. Mas, caso você já costuma sentir sono depois de comer, pode evitar consumi-los em excesso.

Castanhas

Castanhas-do-pará são um ótimo estimulante para o sono, então é recomendável moderar o consumo desses durante o dia ou nos períodos que você precisa ficar acordado. As oleaginosas, no geral, são ricas em selênio e vitamina E, que te ajudam a ter mais sono depois de consumi-las.

Chás

Nem todos os chás dão sonolência. O chá verde e o preto, por exemplo, são ricos em cafeína e ajudam a manter mais acordado durante o dia. Porém, os de camomila e hortelã, entre outros, relaxam os músculos, tornando mais fácil a chegada do sono.

Peixes

Apesar do peixe ser muito saudável, evite comê-lo frito. A fritura dá a sensação de saciedade muito rápida, mas se esvai rapidamente também. Outros peixes, como salmão ou atum, mesmo que não sejam fritos, são gordurosos. Além de a melatonina, presente nesses pescados, ter o poder de relaxar.

Como evitar ter sono depois de comer um desses alimentos

Caso você não possa evitar esses alimentos, suba um lance de escada para chegar ao escritório ou faça uma pequena caminhada no caminho entre o restaurante e o local de trabalho. Outra dica é fazer alongamentos de tempos em tempos, para espantar o sono. Beber água ou colocar uma música para que seu cérebro dê uma “desligada rápida” também é uma ótima opção.

Mas, fique tranquilo, pois sentir sono depois de comer é muito comum, inclusive entre os animais mamíferos. Cães e gatos, por exemplo, tiram um leve cochilo no início e outro do final da tarde.

O importante é você ter uma boa noite de sono, dormindo de seis a oito horas por noite. E se deitar em um colchão Euro torna isso muito mais fácil de acontecer!

Artigos Relacionados