Abajur iluminando quarto | A iluminação do quarto pode afetar a qualidade do sono?

A iluminação do quarto pode afetar a qualidade do sono?

Decorar a casa é uma das atividades mais gostosas quando o assunto é mudança. Escolher os itens e os objetos que expressam a sua personalidade é uma grande diversão para quem aprecia design de interiores. Além disso, dar um toque especial aos cômodos, com a escolha das cores dos revestimentos e os efeitos de iluminação, é uma forma de valorizar os ambientes.

Entre todos os cômodos, podemos dizer que o mais desafiador é o quarto. O local é responsável pelo merecido descanso das pessoas depois de um dia exaustivo de trabalho e, por isso, precisa garantir uma noite tranquila de sono.

Para isso, é fundamental investir em uma cama e um colchão confortáveis. Acrescente à lista também travesseiros macios e um jogo de cama aconchegante. Mas, se mesmo assim não conseguir uma noite tranquila, saiba que o problema pode estar nos detalhes, como, por exemplo, na iluminação do quarto!

O efeito da luz e das cores na qualidade do sono

Todos os dias, somos submetidos a uma avalanche de cores e luzes. Avalie como é a sua rotina. Só no caminho de volta para a casa, por exemplo, tem as cores dos faróis dos carros, dos letreiros de propaganda, e não se esqueça do estresse provocado pelo trânsito.

Para amenizar tudo isso, nada melhor do que um repouso. Melhor ainda se for visual, justamente para provocar o estímulo de relaxamento em nosso cérebro. Por isso, na hora de escolher as cores das paredes do quarto, dê preferência para tons mais leves. Cores vibrantes não são bem-vindas nesse cômodo!

Outro truque para ter uma boa noite de sono é a iluminação. Às vezes, para garantir uma economia no fim do mês na conta de energia, o morador dá preferência a lâmpadas de tipo LED. Por ter uma cor mais fria, o potencial de iluminação é maior se comparado a outros modelos. Mas essa intensidade prejudica o processo de relaxamento antes do sono. Cores claras e vibrantes transmitem para o corpo a sensação de energia, deixando o organismo em estado de alerta. É como se o corpo continuasse na mesma vibração com a qual chegou em casa no final do dia.

Por isso, na hora de escolher a iluminação que vai usar no quarto, dê preferência para as lâmpadas com cores mais quentes. Procure por opções que auxiliem na criação de uma atmosfera mais aconchegante. Uma dica é usar poucos pontos de luz, deixando o ambiente com um tom alaranjado e com meia-luz. Com essa tática, assim que o dono do quarto chegar para descansar, já conseguirá mudar a vibração do corpo. Isso vai tornar mais fácil deixar toda a adrenalina vivida durante o dia da porta para fora e desfrutar o tão aguardado descanso.

Ter uma boa noite de sono é a receita ideal para conseguir dias mais produtivos e saudáveis. Cientificamente falando, a luz influencia na produção de um hormônio chamado melatonina. Ela funciona no corpo como se fosse o motor do nosso relógio biológico e auxilia no processo do organismo em distinguir o dia da noite. O detalhe é que o hormônio só é produzido durante o sono, quando o ser humano fecha os olhos e inibe a entrada de luz.

Afinal, como dormir mais e melhor?

Pelo menos 40% da população brasileira sofrem com problemas de sono, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). As causas são as mais variadas, mas boa parte dos casos pode ser amenizada com hábitos mais saudáveis.

Além de criar uma atmosfera mais aconchegante com a iluminação ideal, evite utilizar o celular quando estiver pronto para dormir. Atividades como navegar no computador ou assistir TV na cama também precisam ser descartadas. Faça atividades mais relaxantes e prazerosas, como ler um bom livro ou tomar uma xícara de chá antes de dormir.

Quer saber mais dicas de sono como essas? Fique ligado(a) aqui no blog da Euro, sua loja de colchões online.

Artigos Relacionados