como a cafeina cafeina atrapalha o sono

Como a cafeína atrapalha o sono

Tudo em excesso faz mal, e isso a maioria das pessoas sabe. Com a cafeína não seria diferente. A Euro colchões veio aqui falar sobre um dos problemas desencadeados pelo excesso dessa substância no organismo. Como a cafeína atrapalha o sono? É isso que você vai descobrir a seguir!

Se você nunca procurou saber se era real o fato de que a cafeína influencia no nosso sono, então saiba que está no lugar certo, porque aqui você vai descobrir exatamente como isso acontece. Confira!

Como a cafeína atrapalha o sono?

Tomar café é um hábito da maioria dos brasileiros. O cafezinho pela manhã e depois do almoço são costumes tão comuns que às vezes as pessoas são até viciadas nisso e não sabem.

No entanto, o excesso da cafeína pode proporcionar noites de sono não tão boas assim, que não satisfaçam o desejo dos indivíduos por descanso. Mas, o que a cafeína faz com o seu sono no final das contas? É isso que as pessoas precisam descobrir.

O que é cafeína?

Um composto químico, a cafeína é um estímulo para o nosso corpo. Tanto é que, se você está com sono e quer despertar, basta tomar uma pequena xícara de café com açúcar. Isso gera um pico de insulina que te faz sentir-se enérgico, no entanto, pouco tempo mais tarde, lá está você exausto novamente.

Isso gera um ciclo vicioso, pois as pessoas se condicionam a ter que tomar café para se manterem devidamente atentas e acordadas. O café é capaz de afetar até o humor desses indivíduos, positivamente em um primeiro momento, no entanto, como faz o corpo liberar adrenalina, as pessoas também podem se sentir ansiosas ou irritadas.

Estudos

A Universidade de Montréal no Canadá realizou estudos que comprovam que pessoas que ingerem cafeína e querem dormir bem não conseguem.

Isso nada tem a ver com estar cansado ou não. No estudo, o consumo exagerado de cafeína fazia com que as pessoas, mesmo exaustas, não conseguissem pegar no sono.

Quanto se pode beber?

O café realmente atrapalha no sono, mas somente o café em excesso, porque aí você terá muita cafeína em sua corrente sanguínea.

Por isso, médicos recomendam que as pessoas tomem até dois dedos de café por dia, uma quantidade necessária para satisfazer a vontade pela bebida e que não afetará o sono das pessoas ao final do dia.

Onde a cafeína é encontrada?

Engana-se quem pensa que a cafeína está somente no café. Ela está presente também no mate, no cacau, nos refrigerantes de cola e também no guaraná. Portanto, um açaí com xarope de guaraná tem cafeína, um chocolate tem cafeína, e até mesmo a Coca-Cola, o chá mate e o chimarrão.

Para diminuir a quantidade de cafeína no seu corpo é preciso saber de onde ela vem. Se não, você acaba ingerindo essa substância da mesma forma, sem nem ao menos se dar conta.

Cafeína pode fazer bem

Se ingerida sem excessos, a cafeína pode até trazer resultados positivos para a vida das pessoas. Você pode usá-la para estudar, para se manter mais alerta durante uma prova ou até mesmo para emagrecer.

Outro estudo realizado em Erlangen-Nuremberg em 2007 mostrou que a cafeína é capaz de potencializar efeitos de algumas medicações. Quando ingerida, ela torna analgésicos, como o paracetamol, mais eficazes.

Além disso, algumas pessoas também usam a cafeína como um estimulante para a prática de atividades físicas. Mas, isso geralmente acontece com a ajuda de um nutricionista, que calcula exatamente a quantidade de café que uma pessoa precisa beber para se sentir disposta a se exercitar, e não ter seu sono interrompido à noite.

Por isso, agora você já sabe: se quer dormir bem, não ingira café em excesso. Utilize essa bebida a seu favor, e, caso esteja viciado nela, busque ajuda para conseguir se livrar desse hábito.

Agora, se você quiser dormir com qualidade, evite tomar café no final da tarde/noite e, claro, durma em um Euro colchão!

Artigos Relacionados