curiosidades sobre o sono Euro Colchões

Curiosidades sobre o sono que você precisa saber

Como você já sabe, dormir bem vai além de ter um bom colchão. As práticas fora dele também influenciam muito, e é preciso ter disciplina para manter a rotina. Existem pessoas que, independente do que façam no dia a dia, conseguem dormir bem durante a noite, enquanto outras precisam lançar mão das dicas de sono. A Euro Colchões, loja de colchões, vai te ajudar com isso. Confira:

O ambiente do sono

O ambiente em que você dorme diariamente precisa estar adequado para o sono. Isso quer dizer que a temperatura deve estar agradável, com luzes apagadas e sem barulhos. Esquecer os eletrônicos ao deitar-se também é imprescindível para que o sono venha mais rápido. Se você estiver entretido com algo, não conseguirá dormir. Só vá para a cama quando estiver sonolento, para que o seu corpo entenda que está na hora de dormir.

É muito importante que as fronhas, travesseiros, lençóis, almofadas e demais itens estejam limpos, para evitar a alergia à poeira doméstica e minimizar a proliferação de ácaros. Apesar dos colchões Euro terem tratamento exclusivo Euro Probiotic, antiácaro 100% ecológico, limpeza é fundamental. Sem contar que é muito mais agradável dormir em um conjunto de roupa de cama super cheiroso. Se você tem dificuldadas para entender os ícones de lavagem dos produtos têxteis, temos um infográfico bem bacana sobre eles e como proceder com a lavagem correta aqui no blog!</>

Para quem gosta de músicas calmas para adormecer, estão liberadas! Elas fazem você se sentir confortável, calmo e sonolento. Ritmos como folk, jazz ou música clássica são excelentes para essa ocasião.

O relógio do sono

Programe-se para dormir sempre no mesmo horário, e com o tempo o sono virá naturalmente. O mesmo vale para o uso do despertador, que se tornará desnecessário quando o seu relógio biológico entender qual é a hora certa de acordar. Mas para isso acontecer, você não pode “enfiar o pé na jaca” no final de semana!

O que comer antes de dormir

É preferível que você acrescente à sua dieta alimentos leves, pois são digeridos mais rapidamente. Quando você ingere refeições pesadas e dorme, a digestão é mais lenta, bem como o metabolismo, ocasionando o aumento de peso. O mais importante é evitar bebidas estimulantes três horas antes de dormir, como, por exemplo, café, bebidas alcoólicas e energéticos.

Veja alguns alimentos que estão liberados antes de dormir e ajudam a combater a insônia:

  • aveia;
  • banana;
  • vegetais verdes;
  • leite;
  • linhaça;
  • maracujá.

Por que é tão comum as pessoas beberem leite antes de dormir?

Leite e outros produtos lácteos contêm um aminoácido chamado triptofano, que ajuda a induzir o sono. Ele também contém melatonina, um hormônio que regula o ciclo sono-vigília. Então não é um mito dizer que o leite faz com que o sono venha mais rápido. Se você não é muito chegado a leite, você pode experimentar outras alternativas como o leite de coco, leite de amêndoa e leite de noz. Eles têm efeitos semelhantes ao leite comum. Uma pequena observação: quanto mais natural for o leite, melhor.

Mas não adianta a alimentação estar em dia e o trabalho não: tudo precisa caminhar junto para dar certo.

Como o trabalho pode estar interferindo no seu sono

Se você acha que o seu ambiente de trabalho pode estar interferindo no seu sono, pode ser que você esteja certo. O pior problema pode estar na iluminação artificial, pois o nosso corpo precisa de luz natural para não interferir em nosso relógio de sono interno, ou seja, você pode não estar recebendo luz solar o suficiente.

Se você leva trabalho para casa, pare de fazer isso imediatamente. Quanto mais prolongamos o expediente, mais expostos ficamos a dispositivos eletrônicos. Você precisa descansar para o sono chegar mais cedo. Se você conseguir dormir melhor durante a noite, certamente não precisará levar trabalho para a casa, pois você terá mais energia para desenvolvê-los mais rápido no horário correto.

As sonecas no horário de almoço fazem bem!

Nosso corpo precisa de descanso após as refeições (você já deve ter reparado no sono que costuma vir depois delas). A verdade é que não raciocinamos direito após as refeições, principalmente se elas forem muito pesadas, como as do almoço. Quando você tira uma soneca de 20 minutos depois do almoço, você volta com muito mais disposição para as tarefas que vêm depois disso, pois essa prática influencia na renovação cerebral, aumenta a disposição e a concentração. Mas não ultrapasse esse tempo, para que isso não interfira no sono durante a noite.

Assim que acabamos de nos alimentar, o cérebro entra em um estado mais lento de funcionamento, pois uma boa parte do fluxo sanguíneo é direcionado para a digestão. 20 minutos de soneca durante o dia substituem 2 xícaras de café.

Quantas vezes você já bocejou lendo este texto? Você sabe por que isso acontece? Continue lendo:

Por que bocejamos?

Você com certeza já se pegou bocejando várias vezes durante o dia. Eles parecem até contagiosos. Mas por que fazemos isso? Para que serve o bocejo? Ele nada mais é que um mecanismo biológico que nós, seres humanos, usamos para manter o cérebro aquecido, fazendo com que ele trabalhe melhor. Serve como um sinal para que nossos corpos se animem e se mantenham alerta.

E ele é sim contagioso, bem como o riso. Um estudo descobriu que, ao assistirem a vídeos de bocejo, cerca de 50% das pessoas também começavam a bocejar. O mesmo ocorria quando estavam pensando ou lendo sobre.

Sono durante a semana X sono de fim de semana

De segunda a sexta você acorda mais cedo para trabalhar, e no final de semana você dorme o máximo que puder, acertamos? Isso acontece muito. O sono é similar à luz que é acionada no seu carro quando o combustível está acabando. O sono alerta seu corpo quando você necessita dormir. Quanto mais tempo você passa acordado, mais o seu corpo precisa dormir.

Da mesma forma, a sua necessidade de dormir aumenta quando você está sonolento à noite. Você acorda com um tanque cheio de energia que se esvazia lentamente, até que não haja mais nada. Quando você finalmente estiver com sono e for dormir, o tanque gradualmente se enche novamente, permitindo que você acorde bem descansado, com o tanque cheio mais uma vez.

Se você desregula a sua rotina de sono no final de semana, torna-se muito difícil retomá-la. Por isso, procure manter sempre os mesmos horários. Pense pelo lado bom: você poderá curtir muito mais o seu final de semana se acordar mais cedo. Se você conseguir dormir 8h por dia durante a semana, você não sentirá vontade de dormir até onde puder no final de semana, pois seu corpo já estará descansado.

Outras coisas que podem estar interferindo seu sono

  • Parceiro que ronca: a melhor forma de resolver isso é a conversa. Será mais fácil de seu parceiro entender e procurar ajuda médica.
  • Animal de estimação: um estudo do sono de 2014 descobriu que as pessoas que dormiam com seus animais de estimação levavam mais tempo para adormecer. Se você dorme com seus animais de estimação, tente passar algumas noites sem eles, e veja como você se sente na parte da manhã.
  • Estresse: separe um tempo para organizar a sua vida, para não ter que levar problemas para a cama. Durante o dia você pode resolvê-los, na hora de dormir não.
  • Falta de exercício físico: um dos melhores amigos do sono é o exercício físico. Quem pratica atividade física dorme mais rápido, descansa mais, tem um sono mais profundo e de melhor qualidade, se sente mais disposto ao acordar e se concentra com maior facilidade. No entanto, não é recomendado praticar exercícios próximo ao horário de dormir, pois eles liberam adrenalina e mantêm você acordado.

Como induzir o sono

Nem sempre as coisas acontecem como queremos, e às vezes é preciso fazer alguma coisa para que elas venham até você. O mesmo acontece para dormir. Você pode induzir o sono para que ele venha. Comece por um banho quente. Ele relaxa os músculos, alivia possíveis enxaquecas e reduz a ansiedade. O segundo passo é esquecer o relógio e os problemas. Confira todas as dicas de como induzir o sono.

Como você costuma dormir?

A posição que você dorme diz muito sobre você. Sabia que tudo aquilo que evitamos expor no dia a dia acaba sendo revelado inconscientemente enquanto dormimos? Entenda abaixo o que cada posição quer dizer:

  • De bruços e com os braços abertos: significa que os problemas do dia a dia não interferem no seu sono. Pessoas que dormem com os braços abertos e relaxados são mais extrovertidas e têm mais facilidade de se relacionar.
  • De bruços e com as mãos abaixo do rosto: são pessoas que queriam dizer suas verdades, mas têm medo que isso possa prejudicá-las. O medo está constante no dia a dia dessas pessoas, e essa posição de dormir é uma forma de proteger-se.
  • Em posição fetal: é utilizada pela maioria das pessoas. Possui aparência de durão, mas é sensível por dentro. Essa forma de dormir simboliza proteção.
  • Barriga para cima e os braços ou mãos cruzados: essa posição também simboliza proteção, e quanto mais as mãos e os braços estiverem cruzados, mais a pessoa está passando por momentos tensos na vida.
  • Barriga para cima e braços entrelaçados atrás da cabeça: é uma posição típica de cochilo. Quem tem esse hábito, geralmente é uma pessoa mais tranquila e que está de bem com a vida. É aquela pessoa que gosta de liderar.

Identificou-se com as características?

Como a respiração influencia no sono

Respiração e sono têm tudo a ver. Quando você está agitado, sua respiração acelera; quando você está calmo, sua respiração é mais lenta e propícia para o sono. Caso você esteja muito agitado e precise dormir para acordar bem disposto no dia seguinte, o segredo é instigar uma respiração mais lenta e profunda, que fará a sua frequência cardíaca diminuir.

A meditação é uma excelente prática para renovar as energias e manter a calma diante da pressão que passamos todos os dias. Além de ajudar no sono, fará com que você se sinta mais relaxado para desenvolver outras atividades.

Como viver de forma saudável

Já tivemos um longo avanço na qualidade de vida, mas ainda há muito o que melhorar, e isso só depende de nós. Em 1920, a expectativa de vida era de chegar aos 54 anos, e hoje é aos 78. Quando se trata de quanto tempo você vai viver, há muita verdade no ditado que diz que “a genética é uma arma carregada, mas você só mexe no gatilho se quiser”.

É você quem faz a sua qualidade de vida ser melhor ou pior. Dormir bem, manter as refeições diárias equilibradas, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e estimulantes, praticar atividades físicas, esquecer os eletrônicos, entre outros, são hábitos que podem te ajudar a ter uma vida mais longa.

Quando é a hora de trocar o colchão?

E se mesmo com todas essas dicas você ainda não estiver dormindo bem, pode ser a hora de trocar o seu colchão. Ele tem data de validade, e você precisa estar atento(a) a ela para evitar os problemas de saúde. Para saber se já está na hora de trocá-lo, não basta apenas fazer o cálculo baseado na data em que ele foi comprado, mas ficar atento às condições de uso abaixo:

  • maior densidade (afundando) no centro do colchão;
  • perda das características originais;
  • deformidades;
  • o conforto não é o mesmo de um período atrás;
  • dores no corpo ao acordar;
  • tecido úmido;
  • molas ou espumas estão aparecendo.

Se você identificou um desses itens, não espere aparecerem outros. Visite uma Euro Colchões, loja de colchões. Sua saúde está em 1º lugar!

Artigos Relacionados