melhor-posição-dormir

Posição de dormir influencia na escolha do colchão?

Seja de lado, de barriga para cima, ou de bruços, cada posição de dormir demanda cuidados específicos que começam pela escolha do colchão

Cada pessoa tem sua posição de dormir. Enquanto uns preferem deixar o corpo de lado, outros gostam de deitar de barriga para cima. Por fim, existem aqueles que só conseguem pegar no sono de bruços, embora essa posição não seja adequada por desalinhar a coluna. E cada uma dessas maneiras demanda cuidados bem específicos para garantir uma noite tranquila. Veja a seguir o colchão mais indicado para cada posição de dormir.

De lado

Se você é daqueles que gostam de dormir de lado, é preciso estar sempre atento à coluna. Dessa forma, optar por um colchão diferente do seu biotipo pode atrapalhar a respiração durante a noite. Portanto, o ideal é adotar um modelo de células abertas, que se adapta ao seu corpo e distribui o peso pela superfície. Assim, você irá se mexer menos e ter um sono tranquilo.

De barriga para cima

Por outro lado, o movimento respiratório é mais sensível à posição de dormir com a barriga para cima. Nesse sentido, um colchão que não atenda o seu biotipo influencia diretamente no ângulo da cervical. Isso prejudica o descanso e aumenta a possibilidade de roncos e falta de ar durante o sono, além de trazer o risco de engasgamentos.

Logo, a melhor forma de se evitar problemas é escolher um colchão de molas ensacadas individualmente, que fornece o suporte de peso necessário à coluna. Além disso, um estofamento de espumas especiais ajuda a aliviar os pontos de maior pressão. Ou seja, ele garante a função ortopédica das costas e do restante do corpo em repouso. Para completar, quem dorme deste modo deve estar atento também à escolha do travesseiro, O ideal é que o modelo se encaixe corretamente no pescoço, sem perdas ou sobras de espaço.

Cuidado com essa posição de dormir!

Por último, deve-se evitar dormir de bruços sempre que possível. Ela desalinha a coluna vertebral e provoca o chamado “efeito canoa”, que suspende a região lombar e favorece o surgimento de lombalgias e lordoses. Portanto, não existe um colchão mais indicado para este público, pois esta não é uma posição de dormir recomendada. O ideal, neste caso, é consultar um especialista. Ele irá entender seu histórico de conforto e apresentar a solução ideal para o seu repouso.

Escreva uma resposta ou comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos Relacionados