A respiração auxilia no sono

Como a sua respiração pode auxiliar o sono

Existem vários fatores que influenciam na qualidade do seu sono e a respiração é um deles. Ficamos agitados, virando de um lado para o outro, acordando várias vezes durante a noite e, por fim, passamos hoooooras tentando dormir. Se identificou? Então continue lendo o post e confira algumas dicas de como melhorar esse pequeno problema.

Desacelere a respiração

1. A respiração mais lenta faz com que o sistema parassimpático (responsável pela capacidade que temos de relaxar) substitua o sistema simpático (que controla nossa resposta ao estresse automático).

2. Faça com que a sua mente e o seu corpo realizem a respiração mais lenta e profunda, de modo que a sua frequência cardíaca diminua. Isso também ocasionará uma pressão mais baixa.

3. Deixe todos os seus problemas fora do quarto. A ansiedade de resolvê-los acelera a respiração e nos deixa alertas em vez de tranquilos e relaxados.

4. Faça exercícios de inspiração e expiração para reduzir os níveis de estresse ocasionados pelo dia a dia.

Técnica 4-7-8

Conhecida como respiração “4-7-8”, essa técnica faz com que você se sinta mais relaxado e preparado para dormir. Segundo o Dr. Andrew Weil, fundador do Centro de Medicina Integrativa no Arizona, esse exercício pode fazer maravilhas para quem sofre com a insônia. Para realizá-la basta sentar-se na cama com as costas retas e pressionar a ponta da sua língua no céu da boca logo atrás dos dentes da frente.

Mantenha essa posição até o fim do processo. Feito isso, feche a boca e inale pelo nariz contando até quatro, prenda a respiração contando até sete e depois expire pela boca ao redor de sua língua contando até oito. Repita essa sequência até completar quatro respirações completas.

Meditação

Catherine Kerr, neurocientista e especialista em meditação, descobriu através de suas pesquisas que conectar a velocidade da respiração com a meditação pode relaxar os músculos mais tensos. Esse método também ajuda a deixar de lado todos os pensamentos e emoções negativas ou estressantes, que vêm e vão, enquanto você permanece conectado à respiração e ao sue corpo.

Os exercícios físicos também são uma ótima alternativa para quem deseja melhorar a qualidade da respiração. Para ter uma noite 100% revigorante, conte com as dicas e o conforto dos produtos da Euro Colchões, loja de colchões no Rio de Janeiro e em Curitiba.

Fonte: Brasil Post

Artigos Relacionados