Infográfico: Quantas horas dormir por dia de acordo com a sua idade

Quantas horas dormir por dia de acordo com a sua idade

Você sabia que a qualidade do seu sono é importante desde o momento em que você nasce? Essa rotina pode mudar completamente o seu estilo de vida. Confira no infográfico abaixo a importância de ter uma ótima noite de sono todos os dias e porque você deve priorizar isso no seu dia a dia:

Ah, se você gostar do conteúdo e deseja compartilhar em seu site ou blog, use o código embed que disponibilizamos no fim do infográfico (semelhante ao do YouTube). Basta copiar o código da caixa embed e colar no seu editor de textos e imagens. Boa leitura!

Infográfico Euro Colchões - Quantas horas dormir de acordo com a sua idade

Leia o conteúdo do infográfico transcrito

Você sabia que a qualidade do seu sono é importante desde o momento em que você nasce? A infância é um período crucial da vida para criar uma rotina de sono saudável, pois é nesta fase que começa o desenvolvimento cognitivo. Se a criança não estiver bem disposta para o aprendizado do dia a dia, ela pulará esta etapa e pode não conseguir se adaptar às situações adversas em um estágio mais avançado da vida, como na fase adulta, ou até mesmo desenvolver déficit de atenção. Por isso, é importante saber quantas horas dormir em cada fase do desenvolvimento humano, para que nenhuma etapa seja quebrada. Interessou-se pelo assunto? Então continue acompanhando a matéria!

Se você está grávida, ou já é mãe, fique atenta ao sono do seu filho! Confira as indicações abaixo:

  • 1 mês: crianças recém-nascidas ou com até 1 mês de idade precisam dormir de 15 a 20 horas por dia. Os ciclos de sono precisam ser de 1 a 4h de duração, intercalados com períodos de 1 a 2 horas acordado, independente de ser durante a noite ou o dia.
  • 3 meses: já com 3 meses de idade, as crianças precisam passar 15h por dia dormindo. Se for possível, de 6 a 9 horas durante a noite, com sonecas de até 5 horas divididas durante o dia.
  • 6 meses: aos 6 meses de vida, o bebê pode dormir mais durante a noite (aproximadamente 10 horas) e tirar sonecas de 2 a 3 horas durante o dia. O total de horas dormidas precisa atingir 14h. Lembre-se sempre de acostumar seu filho a dormir mais no período da noite: tente entretê-lo durante o dia, para não ocorrer a troca de turnos.
  • 1 ano: quanto seu filho completar um ano, ele precisará passar cerca de 13h do dia dormindo. A maior parte das horas será durante a noite, de 9h a 10h, e o restante deve ser distribuído em duas sonecas, uma de manhã e outra durante a tarde.
  • 2 anos: quanto mais tempo de vida, menos horas de sono, porém ainda é um tempo maior se comparado ao sono de um adulto. Aos 2 anos de idade, a criança precisará dormir 12,5 horas do dia, sendo 10,5 horas durante a noite e 2h durante a tarde.
  • 3 e 4 anos: nesta fase, acaba a soneca. A criança precisa dormir 12 horas por dia, durante a noite.
  • De 6 a 10 anos: nesta fase também não há soneca, e a criança precisa dormir de 10 a 11 horas por noite.
  • De 11 a 13 anos: no estágio de pré-adolescência, a criança precisa dormir entre 9 e 8 horas por noite.

Quando acaba o período de soneca, não significa que ela não seja bem-vinda. Ela continua sendo importante, porém não por períodos tão longos. São recomendadas sonecas de até 20 minutos por dia para manter a disposição do organismo. Quando o tempo é superior a isso, pode atrapalhar o sono noturno. Esse tempo de soneca substitui 2 xícaras de café! Muito legal essa curiosidade, não é mesmo? Então se você é daqueles que adora um cafezinho no trabalho, pense em tirar uma sonequinha de 20 minutos em seu horário de almoço!

Como fazer uma criança dormir mais rápido

1: Crie uma rotina de sono para a criança. Próximo ao horário de dormir, diminua as luzes da casa, dê banho, escove os dentes, coloque o pijama, cante ou leia uma história. O sono exige todo um preparo.

2: Ofereça refeições mais leves durante a noite, e não acorde a criança para mamar. Espere que a fome a desperte, a não ser que alguma recomendação médica exija isso.

3: No caso de crianças maiores, evite dar líquidos até 2h antes de dormir para que a vontade de ir ao banheiro não surja durante a noite, atrapalhando o sono.

4: Evite deixar uma luz de abajur acesa, pois isso pode prejudicar a produção de melatonina, o hormônio do sono. O ideal é deixar o quarto totalmente escuro. Se a criança tiver medo, opte por uma luz fraca, de preferência azul.

5: Nada de aparelhos eletrônicos! Retire todas as distrações da criança pelo menos duas horas antes de seu horário habitual de dormir.

Agora chegou a hora de cuidar de você! Como anda o seu sono? Se você tem um filho pequeno ou recém-nascido, dormir bem se torna uma tarefa um pouco complicada. Mas se o seu sono estiver alterado por conta de trabalho ou demais assuntos pessoais, acredite: para tudo há um jeito! O importante é estar em busca da solução, por isso estamos aqui, para te ajudar. Você sabe quantas horas dormir por dia?

O sono é fundamental para o bom desenvolvimento do seu dia. Afinal, quando estamos cansados e/ou indispostos, nada flui direito, seja no trabalho, em casa ou nos momentos de estudo. Todo adulto de 18 a 64 anos de idade precisa dormir entre 7 e 9h por dia. Acima dessa idade, esse tempo diminui, para 7 a 8h.

Por que o tempo de sono diminui conforme envelhecemos?

A melatonina é o hormônio responsável pela regularização do sono, e sua quantidade diminui no organismo dos seres humanos com o passar do tempo. Por isso, em cada fase da vida, a quantidade mínima de sono muda. Conforme a idade aumenta, a necessidade de sono diminui. Uma pessoa de 60 anos, por exemplo, possui a metade de melatonina de uma pessoa com 20.

É como se fosse uma lei natural do nosso corpo. E não se trata de má qualidade de sono, ou seja, isso não significa que os idosos dormem mal, mas que utilizam o tempo suficiente para se sentirem bem no dia seguinte.

Quanto tempo se leva para dormir?

Uma curiosidade muito bacana de descobrir é quanto tempo, em média, se leva para dormir. Às vezes “apagamos” assim que caímos na cama, e nem vemos o tempo que isso levou. Segundo a organização norte-americana National Sleep Foundation, normalmente as pessoas levam cerca de 10 a 20 minutos para adormecerem.

Se você acha que leva menos ou mais tempo que isso, é sinal de que o seu corpo está tentando lhe dizer algo. Se você dorme em até 5 minutos, então não está dormindo o suficiente no dia a dia, o que o deixa extremamente cansado, a ponto de deitar e apagar. Se você demora mais de 20 minutos, pode ser um sinal de insônia.

O que pode estar causando a sua insônia?

Estudos apontam que a insônia virou um problema mundial. Cerca de 56% das mulheres e 49% dos homens dormem mal diariamente. Apesar de ser um número alto, apenas metade essas pessoas cuidam do seu sono e fazem algo para evitar esse problema. Se você já está por aqui, por que não praticar algumas das nossas dicas ou consultar um médico? A sua qualidade de vida deve estar em primeiro lugar.

Existem diversos fatores que podem estar ocasionando a sua insônia, e grande parte deles podem ser solucionados. Confira alguns deles:

Síndrome das Pernas Inquietas

A pessoa que possui a Síndrome das Pernas Inquietas se movimenta excessivamente durante o sono, o que pode causar um cansaço enorme no dia seguinte. A sua principal característica é uma sensação desconfortável nas pernas que causa a necessidade de movimentá-las, dando nome à síndrome. Para minimizar os espasmos involuntários durante a noite, coloque uma compressa quente em cima dos músculos antes de dormir, pois isso os deixará relaxados. Caso o problema continue, procure seu médico.

Aparelhos eletrônicos

Nenhum aparelho eletrônico é bem-vindo instantes antes de dormir. Engana-se quem pensa que assistir televisão ajuda a induzir o sono. Se você não estiver com sono, evite ir para a cama, para não arrumar outras distrações enquanto está deitado. Evite ao máximo ficar na cama sem ser para dormir, para que seu organismo se acostume com a ideia de que ali é o lugar certo apenas para dormir. Uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia comprovou que os jovens que sofrem de insônia passam muito tempo navegando na internet durante o dia. Ou seja, não é só pelo hábito de checar as redes sociais antes de dormir que a internet te priva do sono, então é importante ter muita cautela.

Vontade de urinar

Se você desperta do sono profundo duas ou mais vezes à noite com uma vontade forte de urinar, pode ser que você sofra de noctúria. Hoje em dia, 3 em cada 5 adultos possuem esse problema. Mudanças no estilo de vida podem ajudar a evitá-lo, e uma delas é levantar as pernas instantes antes de dormir. Quando você faz isso, os fluidos que se acumularam nos tornozelos durante o dia voltam à corrente sanguínea, fazendo com que você os elimine enquanto ainda está acordado. Se você não tiver este hábito, o excesso vira urina enquanto você dorme. Evitar ingerir muito líquido até 3h antes de dormir também é uma boa alternativa.

Dormir do lado errado

Tudo no seu organismo funciona melhor quando você dorme virado(a) para o lado esquerdo. O sistema linfático filtra melhor os resíduos, reduz os sintomas de refluxo ácido no estômago, os alimentos passam com mais facilidade pelo intestino, a circulação do sangue chega mais rápido ao coração, entre outros benefícios que te ajudam a ter um sono melhor.

O ambiente do sono

É importante que o seu quarto siga algumas recomendações universais: a temperatura precisa estar agradável (cerca de 20 graus), as luzes precisam estar apagadas, o silêncio precisa durar toda a noite e o seu colchão deve estar de acordo com os requisitos de que seu corpo necessita. Nesse caso, é importante verificar com seu médico se você precisa de um colchão ortopédico ou alguma tecnologia específica de mola ou espuma especial.

Aqui em nosso blog você encontra todos os modelos de colchões e diversas dicas. Não deixe de acompanhar a Euro Colchões, loja de colchões.

Artigos Relacionados