Melhores posições para dormir

Quais são as melhores posições para dormir?

Você sabia que a posição em que dormimos pode impactar na qualidade do sono e pode comprometer ou aliviar certos órgãos? Por isso, é importante saber quais são as melhores posições para dormir. Geralmente, as pessoas que acordam com dores ou fadigas podem relacionar as causas diretamente com a posição em que estão descansando o corpo durante a noite.

Dormir em uma posição incorreta pode acarretar diversos fatores negativos no futuro, além de complicar a qualidade do sono.

As melhores posições para dormir

As melhores posições para dormir são de barriga para cima e de lado, pois ambas favorecem a respiração e contam com maior probabilidade de qualidade do sono durante a noite.

Dormir de barriga para cima

Nesta posição, mantém-se os ombros alinhados à coluna, o que favorece a expansão pulmonar para respirar, garantindo facilidade na circulação arterial e vascular. Para quem está acima do peso ou tem problemas respiratórios, a posição pode causar roncos ou agravar a apneia, porém, a posição de barriga para cima é a posição que menos força o pescoço.

Dormir de lado

Independentemente do lado em que esteja dormindo, essa posição fornece maior circulação sanguínea e alinhamento do tronco durante o repouso. Vale lembrar que essa posição é a mais recomendada também para as grávidas, geralmente para o lado esquerdo, e com uma almofada entre as pernas para auxiliar no posicionamento ereto da coluna.

Malefícios das piores posições para dormir

Dentre as piores posições para dormir, se encontram na lista a posição de bruços e a fetal, uma vez que ambas comprometem a respiração e podem forçar alguma parte do corpo.

Dormir de bruços

Ao dormir de bruços, as pessoas tendem a forçar desnecessariamente a coluna, fazendo uma tensão que pode resultar em dores no dia seguinte, e o mesmo acontece com os braços e o pescoço. Além disso, essa posição também diminui a expansão dos pulmões, fazendo com que circule menos oxigênio pelo organismo.

Dormir em posição fetal

A posição fetal atrapalha na desenvoltura do corpo e compromete diretamente a postura dos ombros e pescoço, além de impedir a respiração durante a noite.

Quando falamos de qualidade de sono, isso pode ser atribuído a diversos fatores de influência, como humor, memória, concentração e ansiedade. Tudo isso está relacionado à forma que descansamos a mente e o corpo durante o sono.

Opte pelas melhores posições para dormir

Mesmo com a prática incorreta das posições para dormir, ainda há tempo de mudar e alavancar a qualidade do seu sono. O ideal é mudar aos poucos, fazendo com que o corpo se acostume com as posições favoráveis citadas, eliminando o mau hábito de dormir nas posições erradas.

Caso as dores na coluna continuem mesmo após dormir nas posições corretas, procure o seu médico e/ou verifique a vida útil de seu colchão. Em nossa loja online de colchões, você encontra os melhores produtos para a sua noite de sono!

Artigos Relacionados