Como aprender dormindo

Você sabia que é possível aprender dormindo?

Você certamente já ouviu falar que é possível assimilar algumas coisas enquanto dorme. Seja através daquela professora da escola que disse para você gravar a aula de história e ouvir antes de dormir ou através daquele amigo que comentou que era mais fácil gravar a letra de uma música se você fosse dormir ouvindo ela. Tudo isso era mito ou verdade? VERDADE.

A revista “Current Biology” publicou um estudo onde foi comprovado que os indivíduos estimulados a processar informações antes de dormir continuavam com a tarefa em andamento nas fases iniciais do sono. O experimento foi feito pelos pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, que convidaram um grupo de pessoas para classificar algumas palavras como “animais” ou “objetos”, apertando um botão em cada mão para cada opção, antes de dormir.

Os pesquisadores puderam observar que, após caírem no sono, o movimento de apertar os botões foi finalizado, mas a mente das pessoas ainda estava conectada a essa tarefa, e elas continuaram acertando e classificando as palavras do modo certo, apenas demoravam um pouco mais.

Hoje, por exemplo, se você está lendo esse texto antes de dormir, pode ser que você sonhe que está lendo ele novamente e ter a sensação de um déjà vu.

Um outro estudo, publicado na revista “Cerebral Cortex”, selecionou 60 alunos de língua alemã para aprender algumas palavras à noite. Uma parte do grupo dormiu com um som ambiente que reproduzia algumas palavras gravadas, enquanto a outra parte permaneceu acordada ouvindo a mesma coisa. Adivinhe qual grupo se saiu melhor em gravar o novo vocabulário? Sim, os que dormiram!

O que dizem os especialistas em neurologia

Segundo Leandro Teles, membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), ninguém perde tempo dormindo. O cérebro reduz seu metabolismo em alguns momentos e acelera em outros, mantendo atividades de aprendizado e organização de memórias. “O período em que adormecemos está longe de ser um momento de silêncio cognitivo, que se presta apenas para relaxamento e descanso cerebral”, completa Leandro.

Agora que você já sabe que é possível continuar desenvolvendo algumas atividades enquanto dorme, quem sabe você não vai dormir pensando em um problema e acorda com uma solução para ele? Mas é claro que, para dormir bem e ter uma noite tranquila, só em um colchão Euro Colchões!

Escreva uma resposta ou comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos Relacionados