Rotina antes de dormir: aprenda a criar a sua

Estabelecer horários, desligar telas, evitar refeições pesadas e ter hábitos relaxantes ajudam a implementar rotina antes de dormir

Dois em cada três brasileiros sofrem com problemas na hora de dormir. Ao menos é o que aponta um estudo feito por cientistas da USP e Unifesp e publicado na revista Sleep Epidemiology. De acordo com a pesquisa, 65,5% das pessoas apresentam transtornos noturnos no Brasil, sendo que o principal deles é a insônia. Apesar disso, existem diversas formas de lidar com a situação. E uma delas é criar uma rotina antes de dormir.

Por que uma rotina antes de dormir é importante?

Antes de mais nada, nosso corpo funciona como um relógio. Ou seja, quando você segue hábitos consistentes, o organismo naturalmente se prepara para as diferentes fases do seu dia. Em outras palavras, isso favorece a chegada do sono, reduzindo o estresse, a ansiedade e permitindo que a pessoa relaxe e se desconecte das preocupações do dia a dia com maior facilidade. No fim das contas, o resultado é um repouso muito mais tranquilo e restaurador. Veja algumas dicas que podem te ajudar nessa missão.

Estabeleça horários

Primeiramente, o passo mais básico para criar uma rotina antes de dormir é estabelecer um horário tanto para se deitar quanto para acordar. Ao fazer isso, você estará regulando o seu relógio biológico. Agora, para que a prática tenha o efeito desejado, é essencial sempre respeitar o cronograma criado, para que seu corpo estabeleça um ritmo que favorece um sono mais regular.

Desligue as telas

Da mesma forma que estabelecer horários é importante, desligar as telas pelo menos uma hora antes de dormir também é fundamental. A explicação está na ciência. Afinal, a luz emitida por aparelhos como celular e televisão inibe a produção de melatonina, o hormônio responsável por regular nosso sono. Nesse sentido, ficar em contato com elas certamente irá prejudicar o seu descanso.

Evite refeições pesadas

Outra recomendação que faz toda a diferença para a qualidade do repouso é priorizar refeições leves à noite. Ingerir comidas muito pesadas ou gordurosas pode causar desconfortos e até mesmo indigestão, o que irá dificultar o seu sono. Além disso, é importante se alimentar algumas horas antes de ir para a cama, para que seu organismo tenha tempo de fazer a digestão.

Faça atividades relaxantes

Por fim, investir em atividades relaxantes, como ler um livro, escutar uma música tranquila, tomar um banho quente ou mesmo meditar também ajudam a induzir seu corpo a um estado que favorece a chegada do sono. Nesse sentido, não pense duas vezes na hora de acrescentar essas práticas em sua rotina antes de dormir.

Escreva uma resposta ou comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos Relacionados