Mitos e verdades sobre colchões

Posso lavar? Quando devo trocar de modelo? Colchão firme sempre é melhor? Veja os principais mitos e verdades sobre colchões e tire suas dúvidas

Quando o assunto é colchão, é muito comum surgir uma série de interrogações entre as pessoas. Porém, mais do que uma simples curiosidade, tirar essas dúvidas pode ser algo essencial tanto para a sua saúde quanto para o seu bolso. Afinal, uma decisão errada pode afetar a qualidade do sono e até mesmo estragar o produto, levando à compra de um novo. A seguir, esclarecemos alguns dos mitos e verdades sobre colchões que surgem com maior frequência na cabeça dos usuários.

Os principais mitos e verdades sobre colchões

De maneira geral, as pessoas costumam ter muitas dúvidas em pontos relacionados à escolha do modelo mais adequado para suas necessidades. Além disso, é frequente surgirem questões quanto aos cuidados que se precisa adotar para garantir a durabilidade do produto. Vamos conferir os principais mitos e verdades sobre colchões?

Posso lavar?

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que nunca se deve lavar um colchão, pois isso coloca em risco a estrutura interna do produto. Em outras palavras, o processo de lavagem pode alterar o conforto, criar elevações na superfície, e provocar outras alterações que prejudicam, inclusive, o desempenho da função ortopédica.

Por outro lado, isso não significa deixar o modelo sem qualquer cuidado. Ou seja, higienizar o colchão é fundamental para a saúde do usuário, eliminando bactérias, ácaros, fungos e demais agentes causadores de alergia. Para ajudar na tarefa, você pode contar com o apoio de um aspirador de pó com escova macia, por exemplo.

Quando devo trocar?

A durabilidade de um colchão depende de diversos fatores. Por exemplo, o material do qual ele é feito, os hábitos durante o seu uso e até mesmo a adoção ou não de itens como uma capa protetora. Contudo, mesmo com todos os cuidados, é inevitável o desgaste do produto ao longo do tempo.

Isso significa que, com o uso, o colchão passa a acumular o suor das pessoas, concentrando umidade, restos de pele e óleos corporais. Desse modo, o ideal é realizar a troca do produto em um intervalo de no máximo cinco anos.

Colchões firmes são melhores para a saúde?

Quando se trata de mitos e verdades sobre colchões, dúvidas sobre o conforto sempre aparecem. O principal fator para se levar em consideração na hora de optar entre um modelo mais firme ou macio é o gosto do próprio usuário. Desde que o colchão desempenhe sua função ortopédica de maneira correta, preservando o alinhamento da coluna, você pode escolher o produto que mais lhe agrada e deixa à vontade para o sono. Portanto, não existe uma regra, a opção é totalmente subjetiva.

Capa protetora é impermeável?

De maneira geral, os protetores de colchão existentes no mercado são impermeáveis até certo momento. Entretanto, eles podem sofrer desgaste com o processo de lavagem, por conta de substâncias químicas de ação detergente. Nesse sentido, a escolha por modelos mais avançados ajuda a dar maior durabilidade e resistência a pequenos rasgos, além de levar ao usuário outras soluções, como antibacterianos naturais, para melhorar as noites de sono.

Escreva uma resposta ou comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos Relacionados