Fases do sono: entenda melhor nosso repouso

Além de ajudar a repor energias e melhorar sistema imunológico, fases do sono ainda influenciam em nosso aprendizado e memórias

Ter um repouso adequado é fundamental para a qualidade de vida. Afinal, quando respeitamos todas as fases do sono, conseguimos repor as energias, manter o sistema imunológico em alta e fixamos melhor os conhecimentos adquiridos ao longo do dia.

Contudo, o ritmo acelerado do dia a dia, as jornadas de trabalho desgastantes e o uso constante de smartphones acabam sendo desafios para um descanso efetivo. Conheça a seguir as principais etapas e veja a importância de cada uma delas para a nossa saúde.

Quais são as fases do sono?

Antes de mais nada, é importante lembrar que o nosso descanso começa de forma muito leve. Desse modo, conforme ele avança sem interrupções, vai entrando nas fases do sono mais profundas, e esse ciclo vai se repetindo ao longo da noite.

Enquanto as fases 1 e 2 são consideradas leves e seu propósito é mais voltado para o relaxamento físico, as de número 3 e 4 são mais reparadoras. Por fim, temos ainda a etapa REM (que significa Rapid Eye Movements, ou fase de movimentos rápidos dos olhos) que é extremamente profunda e fundamental para nossa saúde.

Início leve

Primeiramente, quando deitamos na cama e começamos a dormir, nossa atividade cerebral vai diminuindo gradualmente em relação ao período em que estamos acordados. A seguir, entramos em um processo de relaxamento por meio do qual até mesmo a temperatura corporal diminui. Em outras palavras, estamos preparando nosso organismo para os processos que vão acontecer nos momentos seguintes.

Descanso profundo

Ao entrarmos nas fases do sono denominadas profundas, os processos do nosso cérebro assumem um ritmo mais lento. Da mesma forma, recursos importantes para nosso funcionamento, como água, nutrientes e hormônios, são redistribuídos pelo corpo. Além disso, é neste momento que os sonhos se formam e as memórias que reunimos ao longo do dia se consolidam.

Fase REM

Finalmente, chegamos a uma das fases do sono mais importantes, chamada de REM. Nela, o cérebro fica ativo como se estivéssemos acordados, mas o corpo permanece imóvel, quase paralisado, enquanto os olhos mantêm movimentos rápidos e constantes.

No entanto, para chegarmos a este estado de manutenção profunda, devemos estar bem relaxados e tranquilos. Portanto, é essencial investir em um ambiente adequado para o repouso, incluindo desde um quarto com temperatura agradável e livre de ruídos, até itens de qualidade para nossa acomodação, como colchões e travesseiros.

Assim, quando dormimos de forma confortável, o corpo pode chegar ao relaxamento necessário para realizar todo o trabalho de reparação que é tão importante para nosso aprendizado e qualidade de vida.

Escreva uma resposta ou comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos Relacionados