Colchão para quem ronca: veja melhores dicas

Além de um bom colchão para quem ronca, posição de dormir e uso de acessórios também ajudam com o problema

Quem nunca perdeu o sono por ter uma companhia barulhenta na hora de dormir? O ronco afeta muitas pessoas e pode ter diversas causas, desde obstruções nas vias respiratórias até o consumo de álcool e tabaco. Apesar de comum, o ronco gera problemas de saúde a longo prazo, como a apneia do sono. Felizmente, existem diversas formas de tratamento, incluindo a escolha de um bom colchão para quem ronca.

Neste texto, exploramos as possíveis causas, e mostramos como um colchão pode ajudar a reduzir o desconforto, proporcionando um sono mais saudável e tranquilo.

Colchão provoca roncos?

Em alguns casos, um colchão inadequado pode ser uma das causas do ronco. Isso ocorre porque, quando o usuário não tem suporte adequado, ele fica em uma posição incorreta durante o sono. Assim, ao estreitar as vias respiratórias, surge o ronco.

Por exemplo, um colchão muito macio pode fazer com que a pessoa afunde demais, desalinhando a coluna vertebral e fazendo uma curvatura excessiva do pescoço. Da mesma forma, um modelo muito rígido coloca grande pressão nos ombros e quadris, gerando posição desconfortável para dormir.

Posição influencia

O ronco pode ser encarado como um alerta. Por isso, ao perceber o sintoma, deve-se buscar um especialista, que fará a análise de diversos fatores, como obesidade, diabetes e mesmo a posição e elevação do pescoço na hora de dormir. Uma das posições que mais contribui para o problema é a de barriga para cima, pois a língua e os tecidos moles da garganta tendem a relaxar e obstruir a circulação do ar. Por outro lado, dormir de lado ajuda na prevenção, mantém a passagem de ar aberta e reduz a vibração dos tecidos moles da garganta.

Danos muito além do barulho

O ronco em excesso leva à famosa apneia do sono, uma interrupção da passagem de ar. A pausa dura entre dois e seis segundos em crianças e, em adultos, a variação é de seis a dez segundos. O intervalo ar pode levar o indivíduo a uma parada respiratória e provocar falta de oxigenação no cérebro, o que desencadeia diversas sequelas e problemas de saúde.

Como o ronco afeta outras pessoas?

Mais do que ameaçar a pessoa que ronca, os barulhos emitidos ao dormir mas também prejudicam os outros ao seu redor. O som alto e repetitivo costuma interromper o sono de quem está na mesma casa ou no mesmo quarto, e traz cansaço e irritabilidade. Além disso, pode causar tensão nos relacionamentos, especialmente entre parceiros que compartilham a cama.

Qual o melhor colchão para quem ronca?

Em primeiro lugar, é importante destacar que não há apenas uma resposta para essa pergunta. Em outras palavras, o colchão mais adequado é aquele que cumpre bem sua função ortopédica e preserva o estado natural da coluna vertebral. Além disso, é essencial atender o histórico de conforto de cada um, seja em modelos firmes ou macios.

Outro fator importante é a criação de novos hábitos, como a busca por uma posição que ajude a prevenir o mal e o uso de acessórios, como um bom apoio de joelhos, por exemplo. Por fim, um travesseiro que preencha a curvatura entre o ombro e a orelha também irá ajudar.

Escreva uma resposta ou comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos Relacionados