Apneia do sono traz riscos que vão além do ronco

Posição de dormir, estilo de vida, e colchões e travesseiros de qualidade ajudam a evitar a ocorrência de episódios de apneia do sono

Apesar de frequentes, os distúrbios do sono estão entre os problemas de saúde com maior dificuldade de diagnóstico. Afinal, é muito difícil perceber as alterações e os sintomas enquanto estamos dormindo. Por exemplo, a apneia do sono, que se caracteriza por interrupções na respiração ao longo da noite, em geral só é identificada quando nosso ronco passa a incomodar terceiros. Contudo, esse problema pode gerar consequências que vão muito além dos ruídos noturnos.

Quais os perigos da apneia do sono?

Inicialmente, é importante esclarecer que a apneia do sono é causada por uma obstrução total ou parcial das vias respiratórias durante o repouso, gerando, inclusive, situações de estresse para o sistema cardiovascular. Portanto, quando não tratada, ela está associada a maior risco de hipertensão arterial e doenças cardíacas.

Além disso, a falta de oxigenação durante a noite pode levar até mesmo a danos nas células cerebrais capazes de gerar problemas cognitivos, como dificuldade de memória e concentração. Por fim, ela ainda traz prejuízos para a qualidade do nosso descanso, o que atrapalha a memória, a concentração e o sistema imunológico.

De forma geral, sempre que houver alguma suspeita relacionada a esse mal, é essencial buscar a avaliação de um profissional de saúde para diagnóstico e tratamento apropriados. Porém, existem algumas medidas simples que você pode adotar no cotidiano para minimizar os sintomas e reduzir os riscos para a sua saúde.

Posição de dormir

A princípio, a medida mais básica para evitar episódios de apneia do sono é rever sua posição de dormir, pois o problema tende a aparecer com mais frequência naqueles que se deitam de barriga para cima. Logo, ao posicionar seu corpo de lado, essa simples mudança já ajuda a desobstruir as vias aéreas.

Colchões e travesseiros de qualidade

Investir em colchões e travesseiros de qualidade também contribui para trazer maior conforto ao longo da noite, mantendo nossa cabeça sempre estável e na posição ideal. Na prática, ao fazer isso conseguimos ter uma respiração muito mais tranquila, o que também se reflete em menos roncos.

Tratamento antialérgico

Da mesma forma, é importante estar atento à higiene e ao tipo de tratamento contra fungos e ácaros presente nos colchões e travesseiros, afinal as alergias impactam diretamente na apneia do sono. Sendo assim, dê preferência a produtos que usam tecnologias naturais no combate aos agentes causadores de problemas respiratórios, como é o caso do Euro Probiotic.

Estilo de vida

Finalmente, diversas atitudes ligadas ao estilo de vida, como controlar o peso, ter uma boa alimentação e estabelecer uma rotina de exercícios, ajudam a combater a apneia do sono. No entanto, se nenhuma dessas recomendações for suficiente, você ainda pode recorrer a acessórios que ajudam a posicionar a língua e a mandíbula de forma adequada, facilitando o fluxo do ar, como é o caso do chamado CPAP (Aparelho de Pressão Positiva Contínua).

Escreva uma resposta ou comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos Relacionados