Mulher dormindo com uma taça na mão | Malefícios do álcool para o sono

Malefícios do álcool para o sono

Algumas pessoas têm o hábito de ingerir álcool antes de dormir, como uma estratégia para conseguir cair no sono mais rápido. Elas acham que beber uma simples cervejinha antes de se deitar não faz mal. Quando é um caso isolado e uma quantidade pequena, os malefícios do álcool para o sono não chegam a fazer efeito. Entretanto, o problema começa quando beber se torna um hábito.

Os malefícios do álcool para o sono

Os malefícios do álcool para o sono podem ser bem mais irritantes do que uma leve ressaca no outro dia. Quando você ingere bebidas alcoólicas e já vai dormir, o seu cérebro não vai deixar você chegar ao seu sono profundo.

Pesquisadores afirmam que se deve ingerir álcool no máximo três horas antes de ir se deitar. Afirmam, também, que o sono fica muito mais leve, ou seja, qualquer barulho, por menor que seja, vai te acordar e você terá dificuldades para voltar a dormir.

Mas, beber antes de dormir também pode trazer outros problemas. Como, por exemplo:

Apneia do sono

A apneia do sono acontece quando o corpo inconscientemente para de respirar por alguns instantes, voltando instantes depois. Ele é mais comum em homens, e alguns de seus sintomas são o ronco alto e a sensação de cansaço ao acordar.

Roncar

O ronco por si só também pode ser provocado por conta da bebida, pois, quando você bebe, os músculos da garganta e da língua ficam relaxados, induzindo a ele. Quando uma pessoa já tem a facilidade de roncar mesmo sem ter bebido, tende a roncar ainda mais alto quando bebe.

Demora em aprender e dificulta com a memória

A relação do álcool com a dificuldade de aprendizagem e a falta de memória também é algo que devemos levar em conta. A redução de habilidades motoras e a capacidade cognitiva são alguns dos sintomas de que você deve pegar um pouco mais leve da próxima vez.

Atinge o sistema nervoso central

O álcool é uma substância que afeta vários neurotransmissores do cérebro. Quando você o ingere, ele pode gerar euforia, fala amolecida e falta de coordenação motora.

Além disso, algumas vitaminas podem deixar se ser produzidas durante o consumo. Algumas delas são as vitaminas B1 e B12. Além disso, com consumo excessivo de álcool, o sistema nervoso pode ficar alterado de forma irreversível, gerando doenças como demência.

O que fazer para tentar desviar os malefícios do álcool para o sono

Beba comendo

Quando você ingere algum alimento, principalmente aqueles com muito carboidrato, como pão e massas, você aumenta a capacidade de o seu corpo metabolizar o álcool. Mas, tome cuidado: a comida reduz a sensação de embriaguez, o que pode fazer com que você beba ainda mais.

Sempre respeite a regra da água

Se você ingerir um copo de água a cada dois copos de bebida alcoólica, os malefícios do álcool para o sono serão menos sentidos. Isso porque o álcool acumulado no estômago será diluído, fazendo com que a proporção de álcool presente na sua corrente sanguínea seja menor.

Evite bebidas com gás

Espumantes e drinks gaseificados devem ser evitadas ao máximo. As bolhas causam gases e inchaço, o que pode causar dificuldades de sono enquanto seu estômago estiver tentando absorvê-los.

Embora muitos pensem que ficam mais corajosos, dispostos e até mais desinibidos com bebidas alcoólicas, a ingestão delas traz mais malefícios do que vantagens, inclusive na hora de dormir.

E sabemos que você preza muito por ter uma boa noite de sono, não é mesmo? Conseguir ter uma noite tranquila fica ainda mais fácil ao se deitar em um Colchão Euro. Navegue pelo nosso blog e venha saber outras dicas de sono.

Artigos Relacionados