menina com a mão no rosto com sono excessivo

Sono excessivo: conheça os perigos da hipersonolência

Você é daqueles que já acorda com sono? Se sim, você sabia que o sono excessivo pode oferecer perigos à sua saúde?

Nesse post vamos falar um pouco sobre a hipersonia, que é essa vontade quase incontrolável de cochilar que algumas pessoas sentem durante o dia. Agora você deve estar preocupado pensando: eu sinto isso?

Eu sei, parece que estamos falando de quase 90% da população brasileira, mas, calma, é preciso muita cuidado para diagnosticar esse distúrbio no sono.

Nesse post vamos te ajudar a identificar o problema, te contar um pouco sobre os perigos do sono excessivo e dar algumas dicas que poderão te ajudar a vencer o problema sem fazer uso de medicamentos.

Eu tenho sono excessivo?

✋ Antes de mais nada, precisamos deixar bem claro que essas dicas que daremos aqui não substituem um acompanhamento médico. O sono excessivo pode ser muito perigoso para a sua vida e já, já vamos te dizer o porquê. 

Existem exames, como a polissonografia, que são capazes de detectar até 87 distúrbios do sono. Então, se você costuma dormir mal ou sentir sono excessivo, a nossa indicação é sempre que procure a opinião de um especialista. Um dos testes usados pelos médicos para identificar a hipersonia é a escala Epworth. Esse teste foi criado pelo especialista australiano Murray Johns e se tornou uma ótima ferramenta para a identificação de sono excessivo.

Vamos te ajudar agora a tentar identificar os sintomas, pegue uma folha de papel e anote as suas respostas! 

Marque:

A – Nenhuma chance
B – Chance pequena
C – Chance moderada
D – Chance alta 

Teste: Você é sonolento?

Qual a probabilidade de você cochilar ou adormecer nas seguintes situações?

1- Sentado e lendo.
(A)  (B) (C)  (D)

2- Assistindo a TV. 
(A)  (B) (C)  (D)

3- Sentado e quieto em um lugar público, sem atividade.
(A)  (B) (C)  (D)

4- Andando uma hora sem parar como passageiro em um meio de transporte. 
(A)  (B) (C)  (D)

5- Se estiver de carro, enquanto para por alguns minutos no trânsito. 
(A)  (B) (C)  (D)

6-Deitado para descansar à tarde, quando as circunstâncias permitem.
(A)  (B) (C)  (D)

7- Sentado, conversando com alguém. 
(A)  (B) (C)  (D)

8- Sentado calmamente após o almoço, sem ter tomado bebida alcoólica.
(A)  (B) (C)  (D) 

Agora some a sua pontuação:

A – 0 pontos
B – 1 ponto
C – 2 pontos
D – 3 pontos

Resultado: 

0 – 9 pontos: Normal
10 – 15 pontos: Sonolência leve
16 – 20 pontos: Sonolência moderada
21 – 24 pontos: Sonolência severa

Sintomas de sono excessivo

Pessoa com sono excessivo dormindo com o livro no rosto

☝ Vale lembrar que na adolescência os jovens têm tendência a sentir mais sono.  Em cada fase da vida o ser humano precisa de um tempo de descanso diferente. Você pode ler mais sobre isso no nosso artigo Descanso ideal: Qual a quantidade de sono necessária para cada idade.

Uma boa maneira de identificar o problema do sono excessivo é ficar atento aos sintomas. Pessoas com hipersonolência costumam apresentar menos motivação e menor desempenho no trabalho.  Ansiedade, irritabilidade, diminuição da energia, inquietação, pensamento lento, fala lenta, perda de apetite, alucinações e problemas de memória também são outros sintomas que aparecem em um indivíduo com hipersonia. Portanto, ao perceber algum desses sinais, procure um especialista. ?‍⚕

Perigos da hipersonolência

Quando estamos com sono, os nossos reflexos diminuem e ficamos mais dispersos. Por isso, uma pessoa com sono excessivo está mais propícia aos acidentes domésticos, de trabalho e de trânsito.

⚠ Quando o assunto é sono demais, todo cuidado é pouco! 

Para as crianças e adolescentes, o sono excessivo pode fazer com que eles tenham uma queda no rendimento escolar e dificuldades no relacionamentos sociais.

criança escrevendo na escola com sono excessivo

Outros riscos aparecem quando falamos de reações do organismo.

Saiu reportagem recente falando que o excesso de sono pode aumentar consideravelmente o risco de um acidente cardiovascular cerebral (AVC). A descoberta foi resultado de um estudo publicado no periódico científico Neurology da Universidade de Ciência e Tecnologia Huazhong, na China. Tal reportagem diz que dormir mais de 9 horas por dia ou tirar cochilos por mais de 90 minutos pode aumentar consideravelmente o risco de derrame.

Tratamento para o sono excessivo

Como já falamos aqui, o acompanhamento médico é fundamental para qualquer suspeita de sono excessivo, mas alguns hábitos podem ajudar a amenizar o problema.

Evite dormir tarde ou dormir pouco:

O sono é essencial para manter o corpo saudável: ele pode melhorar a nossa qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Por isso, evite o trabalho noturno ou ficar acordado até tarde. O sono irregular ou a privação dele confunde o metabolismo e, a longo prazo, pode até reduzir a expectativa de vida.

Durma bem e na medida!

Se você tem sentido desconforto na hora de dormir, precisa resolver isso pra já!

A Euro tem uma linha super especial pra você que quer ter um sono de qualidade em um colchão muuito confortável. A linha #Kingsdown reúne o luxo e a tradição presentes nos ambientes mais sofisticados do mundo no seu quarto para você ter uma noite de Rei / Rainha. A Kingsdown é uma empresa luxuosa de colchões sediada na Carolina do Norte (EUA) da qual a Euro tem o prazer de ser parceira e única revendedora no Brasil.

O melhor da tecnologia mundial no setor de colchões bem aqui na Euro pertinho de você! 

Modelos da linha kingsdown da euro colchõees
São seis modelos de colchão à sua escolha!

Tenha uma dieta leve e rica

Tão importante quanto dormir bem é comer bem!

Nos alimentos encontramos uma infinidade de benefícios para todo o nosso corpo e para os diversos quadros de saúde.

Sabemos também que a alimentação faz toda a diferença na nossa rotina. Além de prevenir doenças, pode ser uma ótima ferramenta para combatê-las.

Uma dieta balanceada, variada e rica em nutrientes faz bem ao corpo e a mente.

Melhora o condicionamento físico, a memória, o raciocínio e nos ajuda a controlar problemas de saúde.

? Procure um nutricionista para definir uma dieta adequada ao seu organismo!

Pratique exercícios físicos

Segundo um artigo da Revista Brasileira de Medicina do Esporte, um levantamento da prática de atividade física na cidade de São Paulo mostrou que as queixas de hipersonolência entre os entrevistados que praticam esporte regularmente era de apenas 28,9%, enquanto entre os não praticantes era de 71,1%.

Praticando um esporte 3 vezes por semana ou com 20 a 30 minutos de caminhada, jogging, natação, bicicleta por dia, você consegue melhorar a qualidade do seu sono.

? O melhor horário para se exercitar é pela manhã. Já no período da noite, os exercícios não são tão indicados porque, ao invés de ajudar, podem acabar atrapalhando o sono.

Mas, como a Euro sabe que nem sempre sobra tempo na nossa rotina, desenvolvemos o #EuroFit, um colchonete para exercícios físicos bem prático para você usar em qualquer lugar.

Foto do eurofit, o colchonete para exercícios físicos da euro colchões

O Euro Fit é super resistente e muito confortável para que você tenha exercícios perfeitos.

Durma bem com a Euro Colchões

Esperamos ter te ajudado com esse post! ?

A nossa preocupação não é só te entregar produtos de qualidade, mas também cuidar do bem estar da sua família. 

No nosso Blog você encontra outros posts com curiosidades do sono e dicas incríveis para dormir melhor. Você pode ler sobre:

Você também encontra muito mais no nosso Instagram (@eurocolchões), segue a gente lá e fique por dentro de tudo sobre o sono e sobre a Euro!

Artigos Relacionados