Viscoelástico: da Nasa para a sua casa

Desenvolvida pela Nasa, viscoelástico é uma espuma com alta capacidade de absorção, proporcionando ao usuário o conforto de um abraço

Na hora de relaxar, um bom colchão deve fazer com que a gente se sinta nas nuvens. No entanto, o que talvez você não saiba é que existe um material em nossas camas que foi desenvolvido para ser usado nas alturas, em lugares que ficam muito além de qualquer nuvem. Estamos falando do viscoelástico. Criada pela Nasa na década de 1960, essa espuma traz tantas qualidades que logo ganhou o mercado de colchões, e hoje é um dos itens de maior sucesso no setor.

Uma ideia de outro mundo

A princípio, a agência espacial norte-americana buscava um material que pudesse absorver o máximo de impacto. Em outras palavras, como o impulso necessário para a decolagem dos foguetes submete os astronautas a grandes pressões, era essencial diminuir esse efeito sobre os tripulantes.

A resposta veio através de uma espuma viscosa e elástica capaz de suportar 80% do impacto, retornando 20% dele ao usuário de forma lenta. Para se ter uma ideia, as outras espumas atuam de maneira oposta: absorvem 20% e devolvem 80% da força aplicada.

Das estrelas para nosso quarto

À medida em que ficava claro o sucesso do produto nas missões da agência, a Nasa certificou uma empresa dinamarquesa como detentora da patente. Assim, na década de 1990 essa marca passou a vender travesseiros de viscoelástico. Na sequência, surgiram os primeiros colchões, e as vantagens eram tantas que não demorou para cair no gosto do público e virar sinônimo de tecnologia espacial.

Viscoelástico: uma opção universal

Graças a seu alto poder de absorção, o viscoelástico se molda ao peso do usuário.  Ou seja, ele gera uma sensação de abraço que agrada a maioria daqueles que se deitam sobre sua superfície. Por este motivo, ele é indicado para qualquer pessoa, independentemente de sua faixa etária ou biotipo. Portanto, se você estava em dúvidas sobre adquirir um modelo, não pense duas vezes. Seja para colchões ou para travesseiros, o viscoelástico é uma ótima opção.

Escreva uma resposta ou comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  • Recebi ótimo atendimento na loja do Tietê Plaza. Vendedor Gledson fez excelente atendimento e me ajudou a escolher o melhor travesseiro pra minha necessidade atual. Estou muito grata

Artigos Relacionados