Trabalhar na cama prejudica sono, olhos e coluna

Veja alguns dos problemas que seu corpo pode desenvolver quando você passa longos períodos em um colchão ao trabalhar na cama

Com a disseminação do home office, cada vez mais pessoas passaram a cumprir suas obrigações profissionais dentro do próprio lar. Enquanto alguns fizeram grandes adaptações e criaram um ambiente parecido com o escritório, outros optaram apenas por improvisar uma mesa para esta finalidade. Porém, dentre todas as opções possíveis, a pior sem dúvidas é trabalhar na cama.

Por que não é indicado trabalhar na cama?

Antes de mais nada, o principal motivo para evitar trabalhar na cama está relacionado à saúde. Isso porque este hábito pode ser prejudicial em vários aspectos, impactando na coluna, visão, qualidade do sono, humor e até mesmo higiene. A seguir, vamos falar em detalhes de cada um deles, além de explicar como isso também pode afetar sua produtividade.

Má postura

Quando nos concentramos no trabalho, somos capazes de ficar horas na mesma posição sem prestar atenção em nosso próprio corpo. Contudo, ao permanecermos na cama, ficamos em uma postura inadequada que pode levar a dores nas costas, coluna, no pescoço e nos ombros, além de gerar má circulação sanguínea. Com o tempo, corremos o risco de desenvolver problemas crônicos nessas regiões.

Fadiga ocular

De maneira geral, a iluminação do quarto é projetada para favorecer nosso descanso. Em outras palavras, quando usamos este ambiente durante longos períodos para desenvolver atividades que exigem bastante da nossa visão, podemos ter dores de cabeça e até mesmo prejudicar nossos olhos. Isso acontece tanto por conta da falta de luz ideal quanto pelo ângulo inadequado do monitor.

Insônia

Nosso corpo é muito sensível a hábitos. Por isso, é preciso muito cuidado com os estímulos que damos a ele, para não corrermos o risco de ensiná-lo de maneira errada. Ou seja, ao trabalhar na cama, passamos a mensagem equivocada de que o colchão é um lugar voltado para executar tarefas e cumprir com responsabilidades, e não para descanso, o que pode atrapalhar a chegada do sono e gerar estresse. 

Problemas de higiene

Por fim, trabalhar na cama também pode levar a problemas de higiene. Ficar muitas horas com a mesma roupa e na mesma posição favorece como a acumulação de sujeira, germes e bactérias, especialmente devido ao suor emitido por nosso corpo. Nesse sentido, ter um colchão com um bom sistema antiácaro ajuda, mas o ideal sempre é realizar o serviço em um ambiente mais adequado.tr

Escreva uma resposta ou comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos Relacionados