jet lag

O que é Jet Lag

O famoso jet lag é aquela sensação de fadiga depois de enfrentar uma viagem longa e cansativa e ainda ter de se acostumar a um novo fuso horário. O relógio biológico fica confuso, causando desconforto e trocas de horário para dormir e/ou para se alimentar.

As pessoas pensam que é algo simples, mas o jet lag causa alguns sintomas, como irritabilidade, cansaço excessivo, sonolência ou insônia, mal-estar, e alguns transtornos físicos, como náuseas e dores de cabeça, variando de intensidade de pessoa para pessoa.

O tempo de adaptação do organismo é um pouco lento, pois, segundo especialistas, a cada hora de diferença, o corpo precisa de um dia inteiro para se acostumar.

Como amenizar a fadiga da viagem

Como sabemos que uma noite de sono bem dormida é muito importante, nós, da Euro Colchões, marca líder em camas box e colchões, separamos algumas dicas especiais para amenizar os efeitos do jet lag.

  • No caso de viagens curtas, tente comer e dormir em horários próximos da sua rotina, para que a readaptação na volta não seja difícil.
  • Já para as viagens mais longas, tente se adaptar aos poucos ao fuso horário pelo menos uma semana antes, se for possível.
  • Exercícios leves e ao ar livre amenizam muito os efeitos do jet lag. Ao chegar, se puder pelo menos dar uma caminhada, já é um grande passo para diminuir o desconforto.
  • Vale muito a pena programar o desembarque para o período da manhã. Desembarcar à noite costuma ser mais prejudicial.
  • Só faça uso de medicamentos, como calmantes, se já lhe forem prescritos por um médico. Mesmo assim, o uso no avião não é recomendado.

Aproveite sua viagem, mas não se esqueça de dormir bem

Seja a trabalho, seja a lazer, quando viajamos queremos aproveitar ao máximo o lugar. Contudo, não é recomendado dormir menos que seis horas por dia, então não negligencie sua noite de sono.

Agora que você já sabe como vencer o fuso horário é só arrumar as malas, separar o passaporte e colocar o pé na estrada!

Artigos Relacionados