Mulher rangendo dentes | O que é bruxismo e como tratar

O que é bruxismo e como tratar

Você sabe o que é bruxismo? Essa é uma desordem funcional que, segundo a Organização Mundial da Saúde afeta cerca de 30% da população mundial e 40% da população brasileira. Com maioria dos casos em crianças, esse problema tem comumente origens em sentimentos de stress, ansiedade, tensão e fatores genéticos.

O que é bruxismo?

O bruxismo é o ato de ranger ou apertar os dentes. Existem dois tipos: o bruxismo em vigília e o bruxismo em sono. O primeiro caso pode ter dois fatores causadores: a musculatura da mandíbula apertando ou encostando os dentes por muito tempo; ou um efeito colateral de uma medicação. No entanto, é importante ter em mente que a segunda opção não é tão comum.

O segundo tipo de bruxismo, por sua vez, é o mais comum, e é uma desordem funcional relacionada ao sono.

Ele acontece quando, durante o processo de descanso, principalmente nos momentos mais leves, antes do adormecimento profundo, ocorre o movimento de ranger os dentes. O bruxismo durante o sono acontece de maneira intervalada, e, dessa forma, tem seus momentos de pico de maior fricção.

Como se trata o bruxismo?

Agora que você sabe o que é bruxismo, deve estar se perguntando como é feito o diagnóstico e, principalmente, como funciona o tratamento.

Essa desordem normalmente é diagnosticada pelos dentistas, pois a maioria das pessoas com esse problema não conseguem perceber seus atos. Por se tratar de uma perturbação normalmente noturna, um autodiagnóstico é extremamente difícil. Sintomas comumente associados ao distúrbio são: dores de cabeça, dores na mandíbula e dores de ouvido.

Para tratar de tal distúrbio, deve-se procurar um profissional especialista em distúrbios do sono, que trata também casos como ronco, apneia, insônia, pesadelos e o terror noturno.

Dentre estas questões, o bruxismo ganha destaque, pois é diretamente associado à ansiedade, tensão e stress, fatores estes que permeiam o século XXI, e, portanto, demonstram que a tendência para esse novo milênio é o aumento de casos de bruxismo não só entre crianças mas entre adolescentes e adultos.

Fatores que favorecem o bruxismo

Existem pesquisas que apontam a influência de fatores psicológicos no bruxismo. Por exemplo, segundo a revista Oral Rehabilitacion, as crianças de 13 a 15 anos vítimas de bullying têm até quatro vezes mais probabilidade se sofrerem com o bruxismo em comparação àquelas que não sofrem de ofensas verbais e/ou físicas.

Tal pesquisa mostra um padrão de comportamento comum entre pacientes com bruxismo. Seja o bullying na infância, sejam agressões na adolescência, seja assédio sexual ou moral na fase adulta, situações que desgastam emocionalmente as pessoas tendem a causar prejuízos físicos, a exemplo do bruxismo. Portanto, é interessante ficar de olho se um amigo, familiar ou pessoa próxima estiver sofrendo de bruxismo, pois pode ter relação com situações altamente estressantes ou degradantes em suas vidas.

Outros fatores que também despertam preocupações são: o consumo de álcool, drogas ilícitas, como a cocaína, e o cigarro.

Todos esses, de forma direta ou indireta, estão associados a uma piora nos sintomas do bruxismo. Portanto, são comportamentos que, associados a situações de stress rotineiras tendem a acentuar o bruxismo, que por sua vez tende a acentuar os sintomas já mencionados, provocando um efeito cascata, extremamente prejudicial à saúde.

Não há uma maneira única de tratar o bruxismo. Cada caso exigirá um tratamento diferente, que pode envolver aparelhos ortodônticos e terapia psicológica.

De forma individual, deve-se observar quais foram os principais fatores que levaram ao aparecimento do bruxismo. Em caso de stress por conta de excesso de trabalho, recomenda-se que haja um período maior de descanso; mas se o bruxismo tiver relação com fatores mais psicológicos, recomenda-se orientação de profissionais da psicologia.

Normalmente, o mais indicado é fazer uma abordagem múltipla, ou seja, uma abordagem que envolva tratamento odontológico, psicológico e farmacológico. Eles vão te ajudar a garantir uma boa noite de sono.

Sabe o que também ajuda você a ter uma boa noite de sono? Um Euro Colchões, claro! Não deixe de conferir os produtos em nosso site e adquirir o seu ainda hoje!

Artigos Relacionados