Ler antes de dormir ajuda no sono?

Ao diminuir nossa atividade cardíaca e cerebral, ler antes de dormir se torna um importante aliado do nosso repouso

Quando nos deitamos, é comum sentirmos alguma dificuldade para pegar no sono. Porém, quanto mais o tempo passa sem que a gente consiga descansar, mais ficamos ansiosos e temos problemas para obter um repouso adequado. Por este motivo, não faltam receitas voltadas a nos ajudar nessa missão, que vão desde chás e compostos naturais, até práticas para relaxar antes de ir para a cama. Nesse sentido, ler antes de dormir pode ser um importante aliado das nossas noites. Confira a seguir algumas dicas para aqueles que gostam de livros usarem este hábito a favor do seu sono.

Leitura como aliada do repouso

Antes de mais nada, é preciso compreender que ler antes de dormir tem o potencial de diminuir a atividade cardíaca e cerebral, relaxando nossa mente através de uma sensação intensa de bem-estar. Desse modo, ao levarmos um livro para a cama, estamos contribuindo para que nosso corpo entre em um estado extremamente favorável ao repouso.

O que ler antes de dormir?

No entanto, para obter este efeito é importante estar atento ao tipo de obra que vamos levar para a cama. Afinal, se o objetivo é relaxar, não adianta recorrer a algo que vai nos deixar ainda mais tensos ou despertos. Ou seja, evite histórias de ação e de terror, por exemplo, pois elas podem induzir sensações que desfavorecem nosso relaxamento.

Fique de olho na posição

Outro ponto fundamental é prestar atenção na posição de ler antes de dormir. Afinal, pouco adianta relaxar a mente se nosso corpo está em uma posição desconfortável e que pode, inclusive, resultar em dores.

Desse modo, evite posições como a lateral e de bruços sobre o livro. Sentado é sempre o melhor modo para a leitura, principalmente pelo fato de favorecer a respiração e  oxigenação cerebral, o que otimiza a compreensão do texto.

Iluminação e timing são essenciais

Investir em um ambiente relaxante também ajuda a induzir o sono na hora de ler antes de dormir. Assim, fique atento à estrutura do quarto, especialmente no que diz respeito à iluminação. Por exemplo, em vez de deixar ligada a luz principal, opte por um abajur que esteja ao alcance de suas mãos. O ideal é contar com uma lâmpada na cor amarela posicionada a cerca de meio metro de distância.

Finalmente, ao sentir que o sono está chegando, feche imediatamente o livro e desligue as luzes. Por mais que a história esteja interessante, o mais importante é não lutar contra o sono e garantir um repouso adequado, pois você sempre pode prosseguir com a história na noite seguinte, especialmente se estiver descansado.

Escreva uma resposta ou comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos Relacionados