Exercícios e sono: A combinação que ajuda na qualidade do repouso

A Relação entre exercícios e sono envolvem melhora do metabolismo, controle da glicose e liberação de adrenalina; juntos, estes benefícios nos garantem um repouso de qualidade

Os benefícios das atividades físicas para nossa saúde e bem-estar já são bem conhecidos. Desde melhorar a disposição para o dia a dia, reduzir o risco de doenças e até ajudar no controle do peso, uma rotina ativa é essencial em nossas vidas. Porém, existe também uma relação positiva entre exercícios e sono: o hábito de praticar atividades ajuda na qualidade do repouso, proporcionando um descanso ainda mais reparador para encararmos o dia seguinte.

Qual a relação entre exercícios e sono?

Em primeiro lugar, é preciso entender que nem todos precisam de 8 horas de sono diárias. Ou seja, a quantidade de horas de repouso variam de acordo com o organismo. Enquanto alguns ficam ótimos dormindo por apenas 6h, outros só se sentem bem descansando acima da média, por até 10h. Assim, mais importante do que o tempo de sono, é a sua qualidade. Nesse sentido, a prática de atividades físicas é essencial para gastar energia e garantir um repouso mais intenso à noite.

Como as atividades físicas ajudam a dormir melhor?

O principal benefício trazido pela combinação de exercícios e sono é a melhora do metabolismo. Em outras palavras, a tão procurada sensação de bem-estar se dá pela queima de gordura durante a atividade muscular. Ao mesmo tempo, manter uma vida ativa aumenta a população de bactérias benéficas em nosso intestino, regula neurotransmissores e traz uma sensação de alívio que nos ajuda a dormir bem.

Cuidados para um sono melhor a partir de exercícios

Antes de mais nada, é importante ressaltar que toda mudança de hábito, mesmo que saudável, deve ser acompanhada por um médico. Ao se consultar com um especialista, ele irá ajudar a encaixar uma atividade adequada a seu biótipo e ao ritmo de sua vida. Ao mesmo tempo, é essencial que a adoção de um novo hábito se dê de forma progressiva. Portanto, comece com um treino mais leve e avance aos poucos até conhecer seus limites. Desse modo, os benefícios para o descanso noturno vão surgir de maneira natural.

Exercitar-se pela manhã ou antes de dormir?

Já sabemos que o tempo de sono necessário para um descanso pleno varia de acordo com a pessoa. Do mesmo modo, o melhor horário para se exercitar também depende do indivíduo. O mais importante é optar por um horário que se adapte à sua rotina e permita um bom nível de concentração. A maioria das pessoas tende a acelerar pela manhã e desacelerar durante a noite. Então, o ideal é que elas se exercitem logo nas primeiras horas. Entretanto, se este não for o seu caso, não se preocupe. As atividades noturnas ajudam no controle da glicose, o que tem impactos positivos no repouso. Além disso, a liberação de adrenalina certamente irá ajudar no seu descanso.

A Euro Colchões te ajuda a se exercitar melhor

Pensando em todos os benefícios que as atividades físicas podem promover para o repouso, desenvolvemos o EuroFit! Um colchão próprio para exercícios que conta com uma maior camada de espuma, proporcionando mais segurança e mobilidade para um desempenho perfeito de suas atividades físicas.

Escreva uma resposta ou comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Artigos Relacionados