Mulher sente refluxo gástrico | Como evitar que o refluxo atrapalhe o sono?

Como evitar que o refluxo atrapalhe o sono?

Muitas pessoas sofrem com um problema que não tem uma idade certa para surgir, não tem hora para aparecer e pode aparecer em qualquer um: refluxo gástrico, um problema que é conhecido pela sensação de queimação e gosto amargo na garganta.

Esse problema é conhecido também como refluxo gastroesofágico e, de acordo com os médicos, atinge cerca de 20% da população brasileira. Um dos fatores que leva ao desenvolvimento da doença é o fator genético, mas boa parte dos casos é provocada por maus hábitos da população.

O que é refluxo gástrico?

O refluxo gastroesofágico é o afrouxamento de uma válvula responsável por controlar o acesso ao estômago. É como uma porta que evita que o alimento que está em fase de digestão retorne. Esta porta é chamada de esfíncter, que, se não funcionar corretamente, provoca o refluxo.

Muitos alimentos influenciam no mau funcionamento dessa parte do corpo. Doces, por exemplo, contribuem com o relaxamento desta válvula em nosso organismo. Com isso, pessoas que ingerem uma grande quantidade de doce sentem o incômodo da queimação. Se isso acontecer antes de deitar, é possível que você sinta a sensação do refluxo.

Alimentos gordurosos e frituras também prejudicam o bom funcionamento do esfíncter. Um agravante neste caso é que o nosso organismo leva mais tempo para absorver essas substâncias e, com isso, a sensação de queimação é ainda maior.

Bebidas gasosas também estão na lista de vilões para quem sofre de refluxo gástrico. Aquelas com alto teor de cafeína, como o próprio café, também estão na relação. O sobrepeso ou obesidade também são fatores que auxiliam no desenvolvimento do refluxo.

Além disso, deitar-se para dormir logo após as refeições também é um fator a se observar. O ideal é respeitar o intervalo de duas horas entre a refeição e o merecido descanso.

Dicas para melhorar o sono e evitar o refluxo gástrico

Para evitar todos esses problemas citados, é fundamental que a pessoa tenha bons hábitos alimentares, evite exageros e pratique atividade física. Mas, antes de qualquer coisa, procure imediatamente um médico logo quando surgirem os primeiros sintomas.

Outro cuidado importante está na forma de dormir. Usar um travesseiro antirrefluxo é interessante para pessoas que sofrem do refluxo de forma crônica, ou seja, pessoas que apesar de adotaremuma vida saudável, sofrem com o mau funcionamento da válvula gástrica. Usar esse produto no dia a dia pode evitar que a pessoa tenha problemas maiores com o suco gástrico enquanto dorme, como uma possível asfixia.

Como o esfíncter não consegue reter o líquido, ele pode retornar e atingir as vias respiratórias. Além disso, é comum que entre no pulmão e provoque tosses secas e até asma. Pode provocar também problemas dentários e lesões estomacais, que, se não tratadas, podem evoluir para câncer.

Caso você já tenha sentido a necessidade de ter um travesseiro inclinado, acesse nosso mostruário virtual de travesseiros de qualidade. Lá, você vai encontrar o travesseiro Antirrefluxo da Euro, que é resistente e de fácil adaptação.

É um produto que foi desenhado e desenvolvido especialmente para garantir o conforto e bem-estar que você merece. Você pode garantir o seu em uma de nossas lojas Euro. O endereço está aqui.

Artigos Relacionados