Como conservar o travesseiro: veja dicas

Fronhas e protetores impermeáveis e troca regular estão entre as dicas que ajudam como conservar o travesseiro

O travesseiro é nosso grande companheiro de todas as noites. Após um dia cansativo, é nele onde encontramos o conforto necessário para repor as energias. Assim, é essencial cuidar muito bem deste item e, assim, garantir um sono sempre tranquilo e reparador. Confira a seguir algumas dicas essenciais e aprenda como conservar o travesseiro.

Por que é importante saber como conservar o travesseiro?

Primeiramente, um travesseiro mal cuidado tende a atrair alérgenos que se alimentam da gordura acumulada no local. Ou seja, agentes como ácaros e bactérias podem irritar a pele do rosto, a cartilagem das orelhas, causar vermelhidão externa na boca e nariz bem como erupções em diferentes partes do corpo. Além disso, a pessoa também corre o risco de desenvolver desde problemas respiratórios leves, como alergias, até questões mais sérias, como bronquite e asma.

Fronha e protetor são aliados

A princípio, escolher uma boa fronha é o passo inicial para aprender como conservar o travesseiro. Apesar de difíceis de encontrar no mercado, as melhores são as impermeáveis, pois evitam que o suor e fluidos do corpo passem para o produto. Nesse sentido, uma alternativa é investir em um bom protetor impermeável, que ajuda a proteger de acidentes com líquidos e prolonga a vida útil do item, inibindo seu amarelamento.

Posso lavar?

Na grande maioria dos casos, a resposta é não, pois desinfetantes, detergentes e solventes químicos agridem as fibras dos travesseiros e acabam com sua vida útil. Agora, a única exceção são os modelos de látex natural. Mas nada de jogar na máquina de lavar! Em outras palavras, a limpeza deve ser feita à mão, com sabão neutro e secando à sombra. Contudo, mesmo nesses casos o procedimento é desnecessário e só recomendado em caso de emergência, como mau cheiro, pois o látex oferece proteção natural a alérgenos.

Quando a troca é necessária?

O ideal é substituir a fronha diariamente, especialmente no caso de usuários que costumam suar muito à noite. Porém, como a rotina corrida muitas vezes dificulta a troca todos os dias, deve-se evitar passar cinco dias consecutivos sem fazer a substituição.

Por outro lado, o momento ideal para se trocar o travesseiro depende do material de que ele é feito. Os de látex natural podem ser substituídos a cada cinco anos. Já os de visco elástico e espumas sintéticas podem durar até 24 meses. Por fim, nos demais casos deve-se ficar atento depois do primeiro semestre de uso. Acima de tudo, fique atento ao amarelamento, odores desagradáveis e manchas diversas, pois esses são os principais indícios de troca.

Escreva uma resposta ou comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos Relacionados