Cama auxiliar multiplica área do quarto

Voltada a espaços pequenos, a cama auxiliar aproveita os espaços e é ideal para irmãos, quarto de visitas, idosos com cuidador ou crianças com babás

Nem sempre o tamanho do quarto é suficiente para acomodar mais de uma pessoa. Nessas situações, muitos optam por improvisar um segundo colchão, que fica guardado em algum ponto da casa. Porém, se você não é daqueles que gostam de improvisos, a melhor saída é a cama auxiliar. Ideal para ambientes reduzidos, ela permite acomodar uma nova pessoa apenas na hora de dormir. Saiba um pouco mais sobre seus benefícios e os diferentes modelos.

O que é cama auxiliar?

A cama auxiliar é aquela que fica acoplada a uma cama principal, geralmente na parte de baixo. É uma segunda opção do mesmo conjunto, que podemos acionar a qualquer momento em caso de necessidade. Suas vantagens são a praticidade e a compactação, afinal ela permanece recolhida durante todo o dia, ampliando a área de circulação. Portanto, o modelo só ocupa espaço no momento em que a pessoa for se deitar. Pode-se usá-la em diversas situações: um quarto pequeno que comporta dois irmãos, um quarto de visitas, um filho que sempre recebe primos ou colegas de escola, um idoso que precisa de cuidador, ou mesmo uma criança que conta com babá.

Cuidados na utilização

Apesar das suas inúmeras vantagens, este tipo de cama não é adequado para quartos que são pequenos a ponto de dificultar sua retirada da peça principal. Além disso, por ser mais baixa, o ato de deitar e levantar pode forçar as articulações de joelhos e tornozelos. Desse modo, os jovens adaptam-se melhor a ela, enquanto os mais velhos devem dormir preferencialmente na cama de cima.

Tipos e modelos

As camas auxiliares podem ser apenas uma complementação da principal, vir acompanhadas de um baú, ou mesmo ser de elevação, dando mais versatilidade. Ou seja, cada opção tem uma proposta diferente, dependendo da sua necessidade em buscar mais variações ou apenas simplicidade.

O modelo básico não tem baú nem eleva, e é ideal para quem apenas quer ter em mãos uma alternativa para acomodar outra pessoa. Por outro lado, a chamada 3 em 1 conta com dois colchões e um baú, sendo indicada àqueles que precisam de mais espaço para guardar as coisas. Finalmente, o modelo de elevação, também conhecido como Versátil, tem um custo um pouco maior. No entanto, ele permite elevar a segunda cama à mesma altura da principal, podendo, inclusive, ser colocada em outros ambientes com facilidade.

Agora que você já conhece mais as camas auxiliares, está na hora de escolher a que melhor preenche suas necessidades. Contudo, na hora de optar, fique atento a critérios como qualidade e procedência da madeira, estrutura da cama e dos colchões, e jamais esqueça da responsabilidade ambiental e da credibilidade do fabricante.

Escreva uma resposta ou comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos Relacionados