ruído branco

Você precisa dormir com o som de algo ligado? Saiba o porquê!

Pode não ser só o som da televisão, mas o de qualquer outro aparelho, como o rádio, ar-condicionado, ventilador etc. O hábito de depender do barulho desses equipamentos para dormir chama-se ruído branco, sinal sonoro que contém as frequências na mesma potência, e que podem abafar outros sons do ambiente que atrapalham o nosso sono, como o barulho de carros, obras, cachorros latindo, entre outros.

Esses sons adversos possuem frequências diferentes, por isso é tão difícil dormir ouvindo eles, diferente do ruído branco, que é caracterizado por sons da mesma potência. Durante o sono, a audição é o único sentido que continua funcionando, portanto se você costuma acordar durante a noite por conta de sons externos, ligar a televisão antes de dormir pode ser uma boa alternativa para evitar isso. Se você já tem esse costume, é porque necessita do ruído branco para ter uma boa noite de sono.

Se você não consegue dormir com a TV ligada por conta da luz, você pode optar por outros objetos/tecnologias que apenas emitem som. Dormir ouvindo músicas do celular não faz o mesmo efeito, principalmente se forem músicas muito agitadas. Além disso, a luz emitida pelos dispositivos eletrônicos suprime a produção do hormônio que produz o sono: a melatonina.

A ajuda do ruído branco em outras circunstâncias

O ruído branco é literalmente uma parede de energia sonora que serve não só para o sono, mas também para facilitar a concentração no trabalho e no estudo. Esses “ruídos” são facilmente encontrados na internet, em canais no Youtube, por exemplo. Eles são uma verdadeira terapia para aqueles que se acostumaram com o efeito sonoro transmitido. Existem hoje diversos tipos de ruído, específicos para cada situação. Cada cor causa um efeito diferente no cérebro, seja para a concentração, cognição ou descanso.

Quem é mãe sabe que os ruídos são mais eficazes do que canções de ninar, devido aos seus efeitos relaxantes. O ruído branco é o mais famoso entre todos os coloridos, pois é a soma de todos eles. Todas as frequências audíveis estão nele, das altas até as baixas. Entenda como acontece com o seu sono:

Seu sono sem o ruído branco:

Ruído Branco | Você precisa dormir com o som de algo ligado? Saiba o porquê! - Euro Colchões

Um alarme de carro dispara na rua e as ondas chegam até o seu quarto: mesmo que você não se lembre disso no dia seguinte, você certamente acordará mais estressado.

Ruído Branco | Você precisa dormir com o som de algo ligado? Saiba o porquê! - Euro Colchões

Seu sono com o ruído branco:

Ruído Branco | Você precisa dormir com o som de algo ligado? Saiba o porquê! - Euro Colchões

O alarme do carro dispara na rua, mas seu quarto está ambientado com o ruído branco:

Ruído Branco | Você precisa dormir com o som de algo ligado? Saiba o porquê! - Euro Colchões

Como você pode ver, a frequência não se torna tão drástica quando há ruído branco.

Essa pode ser uma ótima alternativa que vai ajudá-lo(a) bastante na sua rotina de sono! Continue acompanhando nossas dicas aqui no blog. Não perca!

Fonte dos gráficos: Tm Soft

Artigos Relacionados