Tempo de vida do colchão: como prolongar?

Investir em um modelo qualidade e adequado ao peso do usuário, virar o produto e usar protetor ajudam a aumentar o tempo de vida do colchão

Um colchão em bom estado é muito importante para a qualidade do sono. Afinal, quando você se deita e ele está nas melhores condições, seu repouso será mais relaxante, tranquilo e revigorante, diminuindo as chances de interrupções. Assim, é essencial ficar atento ao tempo de vida do colchão e também saber quando trocá-lo. Veja a seguir os principais elementos que podem ajudar nessa decisão.

A importância de observar o tempo de vida do colchão

Antes de mais nada, todo modelo tem uma vida útil limitada porque os anos de uso desgastam sua capacidade de garantir um bom sono. Em outras palavras, se nós vamos além do tempo de vida do colchão, ele fica com a textura menos agradável e sua estrutura se deforma, podendo até mesmo causar problemas ortopédicos. Por isso, é essencial investir em produtos de qualidade e adotar alguns cuidados que podem prolongar ou encurtar sua durabilidade.

Suporte adequado ao peso

Conforme dormimos e nos viramos no sono, o peso do corpo pressiona o colchão, que resiste a ele com maior ou menor força. Ou seja, é isso o que os fabricantes chamam de suporte. Se o modelo for macio demais para nosso peso, a cada noite sua estrutura vai se deformando um pouquinho, impactando em sua vida útil. Portanto, deve-se sempre buscar um item que seja adequado ao porte físico do usuário.

Materiais de qualidade

Da mesma forma, o tipo de material usado também determina se o produto vai ceder mais ou menos rapidamente a essa pressão e têm influência direta no tempo de vida do colchão. Aqueles feitos com espuma de alta qualidade ou que utilizam molas ensacadas individualmente podem resistir melhor a esses efeitos. Por outro lado, quando economizamos demais na compra e investimos em itens baratos, cresce o risco de ele se deteriorar rapidamente.

Virada e rotação

Enquanto o material ajuda a dar maior durabilidade, rotacionar e virar regularmente também contribui para prolongar o tempo de vida do colchão. Nesse sentido, a prática distribui o desgaste de forma mais uniforme e também deixa a parte do colchão que não está em uso “descansar”, prevenindo sua deterioração.

O papel do protetor

Por fim, utilizar protetor de colchão é fundamental para evitar acidentes como derramamentos e sujeira, que causam o desgaste prematuro do produto. Além disso, ele preserva o modelo da necessidade do uso de produtos de limpeza que prejudicam sua função antialérgica e evita o contato com fatores ambientais indesejados, como umidade, calor excessivo e luz solar direta. Portanto, se você se preocupa com o tempo de vida do colchão, o uso de um protetor é indispensável.

Escreva uma resposta ou comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos Relacionados