Homem segurando despertador | Precisamos conversar sobre o sono acumulado

Precisamos conversar sobre o sono acumulado

Se você anda reclamando que falta tempo para tudo, até para dormir, pare o que está fazendo agora: precisamos conversar sobre sono acumulado. Encontrar alguém que não tenha uma rotina agitada hoje em dia é bem complicado. A impressão que dá é que são tantas as obrigações que um dia com 24 horas ficou curto!

Quem está na fase acadêmica, por exemplo, precisa acordar cedo para as aulas na faculdade, correr direto para o trabalho e, antes de voltar para a casa, encontrar um tempo para a atividade física. O sonhado fim de semana para repor as energias, perde espaço para os trabalhos acadêmicos, para os cursos de idiomas, para a reposição da leitura e outros compromissos, e toda essa preocupação provoca a falta de sono.

Independentemente da rotina, o fato é que viver em tempos atuais é encarar uma série de escolhas. Se você decidir dormir um pouco mais, vai ter que deixar de tomar o café da manhã antes do primeiro compromisso do dia. Ou se escolher ir à academia à noite, depois de um dia cheio, terá que dormir menos porque não pode adiar as obrigações do dia seguinte. Na grande maioria dos casos, o sono é o que mais sofre com esse esquema de compensação.

Por que você não deve negligenciar seu sono?

Muitas pessoas acabam adotando um estilo de vida no crédito, da mesma forma como funciona o cartão – gasto hoje, pago amanhã. O crédito no mercado funciona na base da confiança, ou seja, algum dia aquilo que você adquiriu será pago. É amplamente recomendado que, para evitar grandes transtornos, se faça o uso do cartão de crédito com moderação e sabedoria. Gastar mais do que se ganha no mês, por exemplo, é o início de uma bola de neve que pode se transformar numa avalanche que irá destruir a sua vida financeira.

Com o sono, a matemática é a mesma. Se você não compensar o seu corpo por uma noite mal dormida ou por aquelas horas a menos, o seu organismo vai começar a sentir os reflexos. Estresse, sonolência e vista embaçada são algumas das consequências de pessoas que dormem menos do que o necessário e não fazem a compensação. Além disso, a falta de sono pode trazer doenças, como obesidade, hipertensão e colesterol alto.

Diferentemente da fatura do cartão de crédito, que pode ser quitada no final do mês, o sono não aceita pagamento de uma só vez. Nosso organismo requer mais tempo para compreender que as horas a mais na cama são para suprir os dias que você passou em claro. A melhor forma de compensar o sono acumulado é com suaves e longas prestações.

Você certamente já deve ter ouvido de alguém a expressão “dormir até acordar”. Esta é a melhor forma de acertar as contas com o seu organismo.

Dê preferência para o fim de semana para quitar esse débito, afinal é um hábito que requer alguns cuidados. Não basta prolongar o tempo na cama, sendo que a qualidade do sono não foi suficiente para reparar o seu organismo. Por isso, escolha um sábado para desligar o despertador e dormir o tempo necessário, aquele que o seu corpo pede e precisa, sem preocupações com o horário em que irá despertar.

Detectar que está com sono acumulado é fácil. Observe sua rotina: quanto tempo você dedica para o repouso? Se for menos do que oito horas diárias, fique atento. Avalie o seu humor e disposição durante o dia. Dificuldade de concentração também é um indicativo.

Assim como o cartão de crédito, caso você opte pelo pagamento mínimo da parcela, a cobrança no mês seguinte será ainda maior. Com o sono acumulado, o raciocínio é o mesmo. Não deixe para amanhã o descanso que você pode ter hoje! Programe-se e tenha controle da situação, para que ela não se transforme em problemas mais sérios.

Ponha seu sono acumulado em dia

Torna-se muito mais fácil conseguir colocar o sono em dia ao repousar em um colchão confortável e pensado idealmente para o seu corpo, como são os colchões da Euro. Em nossa loja de colchões online, você pode conferir todos os nossos modelos e, nas lojas físicas, sentir a diferença de qualidade em comparação à concorrência.

Na hora de comprar um colchão ou trocar o antigo, não deixe de pensar na Euro Colchões. Quem se gosta tem um Euro.

Artigos Relacionados