O manual do sonâmbulo
Consulte a versão transcrita do infográfico
O manual do sonâmbulo
Você sabia que o sonambulismo é um tipo de parassonia? Caracterizado como um transtorno comportamental durante o sono, ele pode ocasionar:
- Movimentos anormais
- Emoções
- Percepções
- Sonhos agitados
Existem diversas causas para o sonambulismo, uma delas é estar em um ambiente desconhecido, que você nunca esteve antes. Os episódios são mais comuns em crianças e não é considerado uma doença, mas um distúrbio benigno. Os fenômenos físicos acontecem quando o sistema nervoso central é ativado durante o sono.
A fase do sono em que o sonambulismo ocorre
É mais provável que o sonambulismo aconteça na primeira metade da noite, durante a fase de ondas lentas, chamada também de “Não REM”, que representa cerca de 50% da noite de sono.
Curiosidades sobre o sonambulismo
- Como os sonhos acontecem na fase REM, não existe a possibilidade de um sonâmbulo estar sonhando;
- O sonâmbulo costuma praticar ações rotineiras como levantar da cama, ir ao banheiro, comer, andar etc;
- É mais comum acontecer com crianças de 5 a 12 anos. Cerca de 15% a 30% das crianças já tiveram algum episódio de sonambulismo;
- Cerca de 1% dos adultos pode ter sonambulismo;
- Uma crise de sonambulismo pode durar de segundos até meia hora;
- Se alguém da família possui o distúrbio, as chances de desenvolvê-lo são maiores. 80% dos sonâmbulos têm histórico familiar;
- Ansiedade, estresse e privação do sono também podem ocasionar o sonambulismo.
É verdade que não se pode acordar um sonâmbulo?
Mito! Você pode acordá-lo, porém ele terá reações assustadas, que podem levar ao estresse. A melhor forma é auxiliá-lo a voltar para a cama enquanto está sonâmbulo.
Sonambulismo tem cura! Procure um especialista. O melhor colchão para a sua noite de sono ser livre de estresse e ansiedade você já sabe onde encontrar! Visite a loja de colchões online da Euro Colchões.