Entenda tudo o que envolve o sonambulismo

O sonambulismo é um distúrbio do sono que faz a pessoa se levantar da cama, andar, praticar uma atividade sem estar consciente e não se lembrar de nada no dia seguinte. Ou seja, as funções motoras são desenvolvidas mesmo sem o despertar do cérebro. Geralmente, o transtorno acontece na primeira metade da noite e pode durar até 40 minutos e se repetir ao longo da noite.

Segundo Charlene Gamaldo, integrante da Academia Americana de Medicina do Sono, o sonambulismo é um tipo de parassônia, um grupo de comportamentos que ocorrem durante o sono e que não esperaríamos normalmente. Essa atividade está na mesma categoria que falar e comer dormindo.

Quais são as causas do sonambulismo?

Tudo aquilo que te faça ter um sono perturbado pode levar ao sonambulismo: Ambiente desconhecido, quarto desconfortável, insônia, ansiedade, doença, estresse e ingestão de bebidas alcoólicas. Os médicos apontam as possíveis causas do sonambulismo como:

  • Estresse
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Febre
  • Ingestão de bebidas alcoólicas

Além disso, o sonambulismo também pode ser um caso genético e mais comum nas crianças entre três e sete anos, pois esta é uma fase muito intensa do sistema nervoso. Durante a adolescência os casos de sonambulismo diminuem e até param, mas há uma grande probabilidade de volta na fase adulta.

O que fazer ao ver uma pessoa sonâmbula?

Para que o sonambulismo não se torne perigoso, é necessário tomar algumas medidas de segurança como, por exemplo, bloquear escadas, colocar telas de proteção em janelas, não deixar objetos pontiagudos pela casa e trancar as portas. E lembre-se: Não acorde um sonâmbulo, pois isso aumenta a chance de desencadear outros episódios durante a noite.

Uma das medidas para evitar o sonambulismo é dormir em um quarto confortável, isso inclui: Um colchão que não desencadeie alergias e dores musculares, um conjunto de travesseiros para ajudar na posição correta para dormir e várias dicas de sono que já demos aqui em nosso blog. Você pode passar na Euro Colchões mais próxima, loja de colchões no Rio de Janeiro e em Curitiba e adquirir todos os itens necessários para uma boa noite de sono. Esperamos você!

Artigos Relacionados