Como evitar o excesso de sono
Você anda dormindo demais, tem sentido sono em momentos errados ou continua sonolento mesmo depois de dormir por 8h seguidas? Então você chegou ao lugar certo! Com essa rotina, dificilmente você está conseguindo ser produtivo como gostaria, não é mesmo? Mas fique tranquilo(a), pois com alguns hábitos, é possível evitar o excesso de sono. O primeiro passo é analisar o que pode estar te deixando com sono durante o dia.
Alterar os padrões de sono no começo pode ser bem difícil, assim como qualquer outro costume, mas se você está em busca de um sono de maior qualidade, para que o seu dia seguinte seja melhor, com menos fadiga e mais disposição, é importante ser persistente. Confira algumas dicas da Euro Colchões:
Mantenha uma rotina de sono
Já que começamos a falar sobre hábito, porque não criar uma rotina de sono? Apesar de parecer besteira, dormir e acordar sempre nos mesmos horários te ajuda a evitar o excesso de sono, pois o seu corpo se acostuma que aquele é o horário certo para dormir. Pode acontecer de chegar no final de semana e você acordar no mesmo horário, pois estará habituado àquilo. Para criar essa rotina, configure o despertador não só para acordar, mas para dormir também.
Use o ambiente a seu favor
Dormir com o local totalmente escuro, com temperatura ambiente entre 20 e 23 graus e sem barulhos colabora para que nada te acorde. O escuro irá ajudá-lo a dormir e a luz sinalizará que é hora de acordar.
A hora correta para exercitar-se
Sabemos que muita gente prefere treinar durante a noite para dormir mais pela manhã, mas o recomendado é exatamente ao contrário. Exercitar-se próximo ao horário de dormir estimula sua mente e seu corpo a manterem-se acordados, o que aumenta a possibilidade de insônia.
Evite o modo soneca no celular
Dormir alguns minutinhos a mais pode ser tentador, mas não é nada bom. Isso faz com que você fique grogue e querendo dormir ainda mais. Levante-se assim que o despertador tocar. Uma boa tática é dormir com o celular longe, dessa maneira você será obrigado a levantar para desligá-lo.