Como é feito um colchão?

Espumação, conformação, suporte e conforto são as principais etapas de como é feito um colchão desde a fábrica até sua residência

Você já parou para pensar em como é feito um colchão? Apesar de ser um dos itens mais importantes do nosso cotidiano, afinal passamos cerca de um terço do dia sobre ele, poucas pessoas realmente sabem tudo o que acontece na fábrica até o companheiro de todas as noites chegar à nossa cama. Conheça a seguir todas as etapas por trás da fabricação de um modelo.

Espumação: o primeiro passo de como é feito um colchão

Tudo começa com a criação das matérias-primas. Antes de mais nada, ocorre o processo de espumação. Ou seja, em cerca de cinco minutos, quatro centímetros de produtos em estado líquido passam por uma reação química e se transformam em um bloco de espuma com um metro de altura.

Posteriormente, máquinas de última geração automatizam todo o processo, garantindo precisão e segurança na formulação do material. Por fim, os blocos de espuma passam por um rigoroso controle de qualidade. Somente depois de submetidos a um período de cura de 48h eles são liberados para seguir para a produção.

Conformação: o nascimento do molejo

Além das espumas, outra matéria-prima  essencial para se entender como é feito um colchão são as molas. Tudo começa com arames adquiridos diretamente na siderúrgica. A seguir, uma máquina dá a eles o formato espiral, em um processo chamado de conformação. Então, para ganhar maior durabilidade, a mola recebe um choque elétrico que eleva sua temperatura a mais de 500ºC.

Hora do suporte

Com todos os materiais de base prontos, é hora de reuní-los na colchoaria para dar forma final ao produto. Em outras palavras, o acabamento do colchão se dá em duas etapas: suporte e conforto. O suporte consiste na criação de uma moldura de espuma de alta performance. Logo depois, ela servirá de estrutura para receber o molejo, garantindo uma estabilidade adicional nas bordas e formando o coração do colchão. 

Um toque final de conforto

Para completar, temos a fase de conforto, onde as espumas são agrupadas para formar o modelo de preferência do usuário. Um tecido antiderrapante na base reúne todo esse material e evita que o colchão escorregue do box. Por último, vem o tampo. Os modelos da Euro utilizam um tecido bordado em forma de matelassê, que fornece o primeiro aconchego do usuário quando ele se deita.

 

Escreva uma resposta ou comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos Relacionados