Colchão de molas com barulho: veja os motivos
Baixa qualidade dos materiais, desgaste e mau uso são alguns dos motivos que podem levar a um colchão de molas com barulho
Não existe nada pior do que ruídos quando queremos descansar. Por isso, um dos maiores pesadelos dos usuários é um colchão de molas com barulho. Afinal, imagine ter de conviver com estalos e rangidos a cada movimento que fazemos na cama durante o sono. Veja a seguir as razões que podem gerar esse problema, e confira dicas para ajudar a evitar incômodos.
O que leva a um colchão de molas com barulho?
Existem inúmeros motivos por trás de um colchão de molas com barulho. Em primeiro lugar, a origem pode estar relacionada ao próprio envelhecimento do produto. Com o tempo, a estrutura começa a se desgastar, o que pode gerar ruídos por conta da fricção entre suas partes.
Por outro lado, quando as molas estão soltas ou saem de sua posição original, é comum que façam barulho à medida que os usuários se mexem. O problema é ainda mais frequente no caso de colchões de baixa qualidade, quando as pessoas têm o hábito de fazer movimentos bruscos durante a noite ou com quem sofre com excesso de peso.
Um problema chamado Bonnel
Da mesma forma que produtos de baixa qualidade podem levar a um colchão de molas com barulho, os modelos Bonnel também têm maiores chances de gerar incômodos, pois sua estrutura é interligada.
Em outras palavras, quando alguém se move de um lado, a pressão exercida passa para as demais partes do colchão e provoca rangidos. Além disso, os fios que conectam as molas Bonnel também podem se desgastar. Ou seja, caso elas se soltem, aumentam as chances de surgirem ruídos indesejáveis.
Como prevenir?
De forma geral, os colchões de mola são fabricados para não produzirem qualquer tipo de ruído. Por isso, quando o problema ocorre, existem dois motivos principais: ou o produto tem baixa qualidade, ou os donos não seguiram as recomendações adequadas durante o uso.
Assim, o ideal é optar por modelos que levam molas individuais ensacadas. Desse modo, os usuários podem se movimentar tranquilamente. Afinal, a pressão do seu corpo não será sentida em outras áreas da cama a ponto de provocar barulhos.
Finalmente, mesmo quando se compra um produto de boa qualidade, é essencial ficar atento às dicas de conservação. Por exemplo, virar e girar o colchão regularmente ajuda a distribuir o peso do corpo de modo mais uniforme e evita o desgaste excessivo de uma área. Para completar, jamais salte sobre o colchão, procure usar uma capa protetora e mantenha o produto sempre limpo para impedir o acúmulo de sujeira, que danifica as molas.