Bicama otimiza espaço dentro do quarto
Conheça os principais modelos do mercado e saiba quais cuidados tomar na hora de escolher uma bicama para sua casa
Com a tendência de casas e apartamentos cada vez mais compactos, especialmente nas grandes cidades, surge o desafio de acomodar bem as pessoas em espaços menores. Nesse sentido, uma das alternativas encontradas para otimizar a área dos quartos é a bicama. Veja a seguir as principais características deste móvel e saiba como escolher o modelo que melhor atende às suas necessidades.
O que é bicama?
Antes de mais nada, a bicama permite que duas camas ocupem o espaço de apenas uma ao longo do dia. Por outro lado, na hora de dormir é possível acomodar uma segunda pessoa sem atrapalhar a circulação no ambiente. Em outras palavras, ela é prática e otimiza o espaço dentro de uma residência.
Além disso, ela permite uma proximidade muito maior entre duas pessoas, como uma babá e o bebê, um idoso e o seu cuidador, ou mesmo parentes e amigos que estão de visita e podem dormir dividindo um mesmo quarto. Vamos agora conhecer os principais modelos oferecidos pelo mercado.
Modelo padrão
A princípio, a bicama padrão é como uma cama tradicional. Contudo, debaixo dela existe um segundo colchão, também chamado de auxiliar. Este item pode ser arrastado para fora da estrutura principal para acomodar um novo usuário e ser recolhido novamente quando seu uso deixa de ser necessário.
Modelo 3 em 1
Outra opção bastante comum é a bicama com baú, conhecida por alguns como 3 em 1. Este modelo é bastante similar ao padrão, mas tem como adicional um baú. Em outras palavras, é o formato ideal para quem deseja economizar ainda mais espaço, pois além de reunir uma segunda cama ainda funciona como móvel para guardar lençóis, coberturas, travesseiros e outros itens.
Modelo versátil
Finalmente, existe uma terceira opção para os interessados em otimizar a área do quarto. Enquanto as demais opções reúnem uma cama auxiliar que fica rente ao chão, a bicama versátil vem a vantagem de contar com um suporte de aço para elevação. Ou seja, ela permite que o segundo usuário fique na mesma altura e tenha o mesmo conforto que a pessoa da cama principal.
Cuidados ao escolher
Agora que já sabemos as principais características e vantagens de cada bicama, chegou a hora de falarmos sobre os cuidados ao comprar um modelo. Um dos maiores problemas é a qualidade dos colchões utilizados na cama auxiliar. Em geral, todo o conforto fica com o usuário principal, enquanto o segundo precisa lidar com problemas como espuma de baixa espessura, ou mesmo um colchão de madeira, que não faz a função ortopédica de maneira adequada.
Assim, é fundamental buscar fabricantes que disponibilizam um modelo auxiliar de alta qualidade. E quando se trata de adultos que farão uso constante da segunda cama, investir na bicama auxiliar pode fazer toda a diferença, afinal o esforço contínuo de levantar e deitar todos os dias em um modelo que fica rente ao chão pode resultar em dores e problemas na coluna e na lombar.