Euro Probiotic | Ácaros: você pode estar dormindo com um inimigo para a sua saúde

Ácaros: você pode estar dormindo com um inimigo para a sua saúde

Você já deve ter ouvido falar sobre ácaros, mas saberia dizer exatamente o que são eles e por que são tão perigosos para a sua saúde? Sabe como se proteger? Sabe que já existe uma tecnologia que mantém seu colchão livre desses pequenos parasitas? Confira abaixo.

O que são ácaros?

O ácaro é um serzinho microscópico que vive por toda parte. Na água, no solo, como parasita de plantas e também de animais vertebrados e invertebrados. Dessa forma, não é muito difícil encontrá-los em locais úmidos, escuros e de altas temperaturas… como as residências.

Nossas casas, aliás, são um verdadeiro parque de diversões para eles. Os ácaros amam tapetes, almofadas, bonecos de pelúcia e, principalmente, colchões e travesseiros. Inclusive, especialistas afirmam que, em apenas dois anos de uso de um travesseiro, cerca de 1/3 de seu peso é formado por ácaros. Nojento, né?! Agora imagina por todo o colchão…

Curiosidades sobre ácaros

  • a palavra “ácaro” vem do grego “akares”, que significa “pequeno”. O que faz sentido quando tomamos conhecimento de que um ácaro adulto tem entre 0.25 e 0.75 mm de comprimento, podendo ser ainda menor.
  • Estima-se que existam cerca de 48.000 espécies diferentes de ácaros.

Os perigos do ácaro para a saúde

O perigo do ácaro se dá por dois motivos. Primeiramente, muitas espécies são parasitas do homem. O demodex folliculorum, por exemplo, atinge os folículos pilosos e as glândulas sebáceas, o que pode fazer com que o hospedeiro acabe ficando com cravos na pele. Outra espécie, o sarcoptes scabiei, atua nas áreas cutâneas e pode levar à escabiose, mais conhecida como sarna humana. O segundo motivo é que, mesmo que a espécie não seja parasitária, os ácaros mortos – e até os seus excrementos – podem ser inalados pelo ar e desencadear uma reação alérgica em humanos. Principalmente em quem já tem problemas respiratórios como asma, sinusite e afins.

Ou seja, é importantíssimo saber como manter sua cama limpa e livre de ácaros, para reduzir ao máximo as chances de que alguma crise alérgica seja desencadeada ou que você seja contagiado com alguma das doenças descritas acima.

Nós já falamos aqui em nosso blog sobre a importância de um colchão antiácaro para uma boa noite de sono, em um infográfico cheio de informações importantes. Também já explicamos por que escolher um colchão protegido desses seres microscópicos. Recomendamos a leitura desses artigos para ficar por dentro de mais detalhes sobre a prevenção aos ácaros.

Colchões com proteção antiácaro

Falando em proteção contra ácaros, sabe quem conta com várias opções de colchões com esse tipo de tecnologia? A Euro, claro! Aqui em nosso site, há uma lista de produtos com a exclusiva tecnologia Euro Probiotic, o melhor neutralizador de ácaros do mundo, que insere micro-organismos probióticos no tecido do colchão, criando um ambiente impróprio para a proliferação de ácaros (e também bactérias!). Com o Euro Probiotic, os ácaros não conseguem se alimentar nem se reproduzir, o que é uma garantia maior de que você pode ter um sono tranquilo e mais limpo.

Quem se gosta e se preocupa com a sua saúde tem um Euro Colchões com tecnologia Euro Probiotic.

Artigos Relacionados