Como assistir TV da cama sem descuidar da postura?

Sentado, com a coluna ereta e a TV na altura dos olhos são dicas que ajudam a evitar problemas ao se assistir TV da cama

A tentação de assistir TV da cama ficou ainda maior com a popularização dos serviços de streaming. São inúmeras as opções de filmes e séries. Porém, apesar de toda a comodidade, você precisa tomar alguns cuidados para que este hábito não se transforme em um pesadelo. Afinal, o descuido com a sua postura pode causar desde dores até lesões mais graves.

Sentar é o melhor remédio

Desde já, é preciso esclarecer que a postura mais adequada e segura para se assistir TV da cama é sentado. Além disso, o ideal é deixar a coluna sempre ereta e apoiada desde as costas até à cervical. Para ajudar nesta tarefa, a Euro Colchões disponibiliza o Euro Hug e o Triângulo Euro. O primeiro acessório nos envolve como um abraço, apoiando os braços e mantendo o correto alinhamento das costas. O segundo, auxilia no bem estar através de sua função de encosto e descanso para pernas. Da mesma forma, é preciso assegurar que o aparelho de TV também esteja na posição ideal. Ou seja, na altura dos olhos, de modo que o pescoço não precise sair de sua posição natural.

Riscos de se assistir TV da cama deitado

No entanto, caso você prefira ver TV deitado, é preciso estar atento. Esta posição pode gerar várias lesões no pescoço e na coluna. O risco fica ainda maior caso você deite de barriga para cima e vire a cabeça para conseguir ver a televisão, gerando dores lombares em um primeiro momento. Em seguida, pode-se sofrer com rigidez muscular. Por fim, caso o hábito persista no longo prazo, é possível desenvolver problemas crônicos de deformação na coluna. Apesar disso, caso você faça questão de assistir à TV da cama desta maneira, procure manter o corpo alinhado. Portanto, utilize sempre uma almofada para apoiar o pescoço e outra entre as pernas.

Aliado ou vilão do sono?

Outra dúvida comum é se assistir TV da cama ajuda ou atrapalha na hora do descanso. A resposta depende de cada indivíduo. Em outras palavras, mais importante do que o hábito em si, você deve respeitar seus limites mentais e corporais. Logo, quando a sonolência chega, nada de lutar contra os institutos para terminar de ver o filme. É fundamental desligar os aparelhos eletrônicos, apagar as luzes e dormir.

EURO HUG

TRIÂNGULO EURO

Colchão para idosos alivia dores e melhora o sono

Saber escolher um bom colchão para idoso ajuda a prevenir uma série de males na terceira idade e elimina fator de risco para diabetes, hipertensão e doenças no coração

A chegada da terceira idade traz uma série de atenções que devemos ter para envelhecer de modo tranquilo e saudável e, muitos desses cuidados passam por uma boa noite de sono. Além de permitir o descanso e dar a energia necessária para o dia seguinte, um colchão para idoso adequado alivia dores. Para completar, dormir bem reduz o estresse, fator de risco para problemas no coração, diabetes, hipertensão e outras doenças.

Como selecionar um bom colchão para idoso?

Antes de mais nada, é preciso encontrar um modelo que faça o encaixe perfeito com as costas do usuário, evitando que a coluna saia do estado natural. Isso ajuda a prevenir uma série de problemas como mal-estar, dores de cabeça, enrijecimento dos músculos, câimbras e ronco.

Em seguida, deve-se buscar um colchão que reduza os despertares noturnos. Ou seja, dê preferência a produtos que diminuam a vibração dos movimentos, como as molas ensacadas, por exemplo. Assim, um bom conjunto de molas, uma espuma capaz de reter e aliviar o peso e uma malha com toque agradável são a escolha ideal para essa faixa etária.

Cuidados extras para dormir bem

Logo depois de encontrar o colchão para idoso adequado, é importante ajustá-lo à altura do usuário. Afinal, isso tem influência direta no esforço de deitar e levantar. Além disso, o tipo de mola ou espuma deve atender ao gosto particular, podendo ir do ultra macio ao ultra firme. De nada adianta comprar o melhor dos modelos se a pessoa não se adaptar ao seu uso.

Ao mesmo tempo, dê preferência a tecnologias naturais que preservam a saúde respiratória, como o Euro Probiotic. Importado da Europa, o recurso impede que os ácaros se multipliquem sem recorrer a produtos químicos aos quais o idoso é sensível.

Recomendações para acamados

Por fim, no caso de pessoas acamadas, as espumas com células abertas fazem a compressão e descompressão necessárias para aliviar a pressão muscular do usuário, evitando as escaras. Nesse sentido, o viscoelástico é o mais indicado. Ele tem uma reação mais lenta e se molda ao corpo, imitando a sensação de um abraço.

Exercícios e sono: A combinação que ajuda na qualidade do repouso

A Relação entre exercícios e sono envolvem melhora do metabolismo, controle da glicose e liberação de adrenalina; juntos, estes benefícios nos garantem um repouso de qualidade

Os benefícios das atividades físicas para nossa saúde e bem-estar já são bem conhecidos. Desde melhorar a disposição para o dia a dia, reduzir o risco de doenças e até ajudar no controle do peso, uma rotina ativa é essencial em nossas vidas. Porém, existe também uma relação positiva entre exercícios e sono: o hábito de praticar atividades ajuda na qualidade do repouso, proporcionando um descanso ainda mais reparador para encararmos o dia seguinte.

Qual a relação entre exercícios e sono?

Em primeiro lugar, é preciso entender que nem todos precisam de 8 horas de sono diárias. Ou seja, a quantidade de horas de repouso variam de acordo com o organismo. Enquanto alguns ficam ótimos dormindo por apenas 6h, outros só se sentem bem descansando acima da média, por até 10h. Assim, mais importante do que o tempo de sono, é a sua qualidade. Nesse sentido, a prática de atividades físicas é essencial para gastar energia e garantir um repouso mais intenso à noite.

Como as atividades físicas ajudam a dormir melhor?

O principal benefício trazido pela combinação de exercícios e sono é a melhora do metabolismo. Em outras palavras, a tão procurada sensação de bem-estar se dá pela queima de gordura durante a atividade muscular. Ao mesmo tempo, manter uma vida ativa aumenta a população de bactérias benéficas em nosso intestino, regula neurotransmissores e traz uma sensação de alívio que nos ajuda a dormir bem.

Cuidados para um sono melhor a partir de exercícios

Antes de mais nada, é importante ressaltar que toda mudança de hábito, mesmo que saudável, deve ser acompanhada por um médico. Ao se consultar com um especialista, ele irá ajudar a encaixar uma atividade adequada a seu biótipo e ao ritmo de sua vida. Ao mesmo tempo, é essencial que a adoção de um novo hábito se dê de forma progressiva. Portanto, comece com um treino mais leve e avance aos poucos até conhecer seus limites. Desse modo, os benefícios para o descanso noturno vão surgir de maneira natural.

Exercitar-se pela manhã ou antes de dormir?

Já sabemos que o tempo de sono necessário para um descanso pleno varia de acordo com a pessoa. Do mesmo modo, o melhor horário para se exercitar também depende do indivíduo. O mais importante é optar por um horário que se adapte à sua rotina e permita um bom nível de concentração. A maioria das pessoas tende a acelerar pela manhã e desacelerar durante a noite. Então, o ideal é que elas se exercitem logo nas primeiras horas. Entretanto, se este não for o seu caso, não se preocupe. As atividades noturnas ajudam no controle da glicose, o que tem impactos positivos no repouso. Além disso, a liberação de adrenalina certamente irá ajudar no seu descanso.

A Euro Colchões te ajuda a se exercitar melhor

Pensando em todos os benefícios que as atividades físicas podem promover para o repouso, desenvolvemos o EuroFit! Um colchão próprio para exercícios que conta com uma maior camada de espuma, proporcionando mais segurança e mobilidade para um desempenho perfeito de suas atividades físicas.

Para que serve o protetor de colchão?

Além de evitar manchas, protetor de colchão previne o desgaste do tecido causado pelo nosso suor

Quando se trata de um item essencial para o nosso dia a dia, devemos cuidar dele. É assim, por exemplo, com os celulares. Ao adquirir um, logo colocamos uma capa para garantir sua durabilidade. Da mesma forma, temos de ter esse tipo de zelo com os colchões. Como ficamos várias horas por dia deitados, caso ele não esteja protegido, há o risco de ter a higiene prejudicada e se deteriorar mais rapidamente. Portanto, para evitar que isto ocorra, é fundamental contar sempre com um protetor de colchão.

Importância do protetor de colchão

Este item tem como principal função garantir a integridade física da malha do colchão. Assim, ele é a primeira camada de contato logo após o lençol e evita que o tecido fique manchado quando derramamos algum líquido. Tal cuidado também se faz necessário devido ao suor que produzimos ao longo da noite. Conforme esses fluidos se acumulam, podem causar tanto o amarelamento quanto o desgaste do tecido.

Já aqueles que sofrem com alergia não precisam se preocupar. A função antialérgica é de responsabilidade da malha do colchão e não perde efeito com o uso da capa. Assim, o protetor não irá prejudicar a ação neutralizadora de ácaros caso você conte com um produto que use a tecnologia Euro Probiotic, por exemplo.

Qual modelo escolher?

Primeiramente, para garantir uma preservação efetiva, deve-se optar por um protetor de colchão impermeável. Ou seja, evite aqueles produtos que permitem a passagem de líquidos, pois eles não previnem desgastes.

Por outro lado, é importante buscar modelos que não sejam 100% poliéster no tampo, que é a parte de cima da capa. Além de produzirem ruídos com o nosso movimento, atrapalhando o descanso, eles também esquentam a cama. Em outras palavras, as altas temperaturas fazem com que o nosso corpo não atinja o ponto de relaxamento necessário para uma completa imersão no sono.

Cuidados na hora da limpeza

Agora que você já conhece as dicas para ter o melhor protetor de colchão, é preciso saber também como conservá-lo. A limpeza deste item é muito pessoal, mas é possível recomendar alguns cuidados. Por exemplo, lavar em água fria, sem alvejantes com base de cloro, não lavar a seco, não passar, não usar secadoras e deixar secar à sombra são dicas fundamentais. A troca do produto para higienização pode ser feita após 2 a 4 semanas de uso. Logo, o ideal é ter mais de um protetor de colchão para fazer o revezamento.

O que é um colchão ortopédico?

Ao contrário de modelos rígidos ou moles, um colchão ortopédico deve variar entre o macio e o firme, preservando o estado natural da coluna

Na hora de adquirir um novo colchão, é comum surgirem dúvidas a respeito dos modelos existentes. Algumas das principais estão relacionadas ao colchão ortopédico. Desenvolvidos para manter nosso corpo alinhado à noite, eles são essenciais para um bom sono. Para completar, ajudam a prevenir ou evitar o agravamento de problemas na coluna.

Primeiramente, é fundamental destacar que nem todos os colchões são ortopédicos. Modelos duros e rígidos, como os de madeira e isopor, antigamente eram vendidos como adequados. Contudo, eles tiram a coluna do estado natural. Já os excessivamente moles, como os de água e de ar, também deixam a espinha instável. Portanto, quando o assunto é colchão ortopédico, palavras como “rígido”, “duro” ou “mole” estão proibidas.

Por outro lado, todos os produtos da Euro possuem tecnologia ortopédica. Ou seja, desde os mais macios até os mais firmes, os modelos cedem ao peso do corpo na medida certa para preservar a postura ideal durante a noite. Assim, o usuário pode optar tranquilamente pelo seu nível de conforto preferido, pois ele sabe que sua coluna estará segura tanto com o tipo ultra macio, quanto com o extra macio, macio, intermediário, firme, extra firme, ou ultra firme.

As vantagens do colchão ortopédico

O colchão ortopédico traz benefícios no curto e no longo prazo. Em primeiro lugar, ele ajuda a evitar noites mal dormidas, rigidez muscular, irritabilidade e dores nas costas. Além disso, seu uso prolongado é essencial para prevenir contraturas na lombar. Para completar, impede o surgimento de doenças por conta da ausência de um bom sono.

Como garantir uma escolha adequada?

Com todas estas vantagens, o colchão ortopédico é ideal para qualquer idade. No caso dos jovens, ajuda no desenvolvimento da coluna e do restante do corpo. Do mesmo modo, alivia dores musculares do trabalho dos adultos. Por fim, é um aliado contra o desgaste ósseo dos idosos.

No Brasil, o Inmetro garante que bons colchões tenham uma certificação para produtos de alta qualidade. A Euro Colchões foi a primeira empresa no Rio de Janeiro a receber esse reconhecimento. Em 2012, ela trouxe um conceito inovador dos Estados Unidos: o selo de híbrido. Assim, os colchões com esta certificação, como o modelo Diamond, da Euro, aliam o suporte de peso das molas ensacadas com o conforto das espumas especiais.

Posição de dormir influencia na escolha do colchão?

Seja de lado, de barriga para cima, ou de bruços, cada posição de dormir demanda cuidados específicos que começam pela escolha do colchão

Cada pessoa tem sua posição de dormir. Enquanto uns preferem deixar o corpo de lado, outros gostam de deitar de barriga para cima. Por fim, existem aqueles que só conseguem pegar no sono de bruços, embora essa posição não seja adequada por desalinhar a coluna. E cada uma dessas maneiras demanda cuidados bem específicos para garantir uma noite tranquila. Veja a seguir o colchão mais indicado para cada posição de dormir.

De lado

Se você é daqueles que gostam de dormir de lado, é preciso estar sempre atento à coluna. Dessa forma, optar por um colchão diferente do seu biotipo pode atrapalhar a respiração durante a noite. Portanto, o ideal é adotar um modelo de células abertas, que se adapta ao seu corpo e distribui o peso pela superfície. Assim, você irá se mexer menos e ter um sono tranquilo.

De barriga para cima

Por outro lado, o movimento respiratório é mais sensível à posição de dormir com a barriga para cima. Nesse sentido, um colchão que não atenda o seu biotipo influencia diretamente no ângulo da cervical. Isso prejudica o descanso e aumenta a possibilidade de roncos e falta de ar durante o sono, além de trazer o risco de engasgamentos.

Logo, a melhor forma de se evitar problemas é escolher um colchão de molas ensacadas individualmente, que fornece o suporte de peso necessário à coluna. Além disso, um estofamento de espumas especiais ajuda a aliviar os pontos de maior pressão. Ou seja, ele garante a função ortopédica das costas e do restante do corpo em repouso. Para completar, quem dorme deste modo deve estar atento também à escolha do travesseiro, O ideal é que o modelo se encaixe corretamente no pescoço, sem perdas ou sobras de espaço.

Cuidado com essa posição de dormir!

Por último, deve-se evitar dormir de bruços sempre que possível. Ela desalinha a coluna vertebral e provoca o chamado “efeito canoa”, que suspende a região lombar e favorece o surgimento de lombalgias e lordoses. Portanto, não existe um colchão mais indicado para este público, pois esta não é uma posição de dormir recomendada. O ideal, neste caso, é consultar um especialista. Ele irá entender seu histórico de conforto e apresentar a solução ideal para o seu repouso.

Conheça os melhores aromas para dormir

Com propriedades relaxantes e calmantes, aromas para dormir que levam lavanda e flor de ylang diminuem a ansiedade e ajudam a garantir uma boa noite de sono

São muitos os fatores que contribuem para uma boa noite de sono. Antes de tudo, devemos dar atenção à escolha do colchão e travesseiro. Além disso, precisamos cuidar dos hábitos antes de deitar, como ter uma alimentação leve e saudável à noite. Por fim, mas não menos importante, temos as condições ligadas ao ambiente, como iluminação, ausência de ruídos e até mesmo os cheiros presentes no quarto. Isso mesmo, ainda que poucos deem atenção a este aspecto, investir em aromas para dormir ajuda a criar um ambiente convidativo ao descanso.

Com base no estudo dos óleos essenciais, a aromaterapia revela que podemos provocar diferentes sensações no nosso organismo por meio do olfato. Algumas das propriedades destes óleos estão ligadas diretamente ao sono. Elas ajudam a combater a ansiedade e têm efeitos calmante e relaxante, essenciais para garantir nosso descanso. Conheça a seguir dois dos principais compostos presentes nos aromas para dormir.

Lavanda

A lavanda tem como características a leveza e suavidade. Da mesma forma, ela proporciona ao nosso corpo uma sensação de bem-estar. Portanto, este é um dos principais ingredientes quando o assunto são aromas para dormir.

A lavanda está presente nas fragrâncias Sonum da Euro Colchões. Esta linha combina a suavidade dos ingredientes florais com o frescor das frutas e o poder terapêutico das especiarias para diminuir a ansiedade. Com isso, temos a sensação de relaxamento necessária para uma boa noite de sono.

Flor de Ylang

Outro componente indispensável na formulação de aromas para dormir é a flor de ylang. Seu aroma intenso é bastante utilizado pelas indústrias de perfumes e cosméticos. Originária da Ásia, ela é capaz de reduzir o estresse e a tensão do corpo.

A linha Sense da Euro conta com todo o poder da flor de ylang. Ao lado do jasmim, do coco e do patcholy, ela estimula a liberação dos hormônios do prazer. Assim, as fragrâncias da linha Sense atuam como um poderoso relaxante para o corpo e a mente, reduzindo a tensão e nos ajudando a garantir bons sonhos.

Dicas para aplicar os aromas para dormir

Para assegurar os efeitos esperados no sono, não basta escolher a fragrância certa. É preciso também acertar na hora da aplicação. A quantidade é sempre baseada no gosto do usuário, mas uma borrifada da essência cerca de 15 minutos antes de se deitar costuma ser o ideal.

Além disso, é importante passar as fragrâncias em superfícies que sejam laváveis e renovem o próprio aroma. Assim deve-se evitar aplicar nos colchões e dar prioridade às roupas de cama, como fronhas, lençóis e mantas.

É possível encontrar as linhas de fragrância Sense e Sonum da Euro Colchões em quatro diferentes formatos. Em primeiro lugar, temos o difusor de aromas, que perfuma o ambiente através da imersão de varetas. Outra opção são os sprays de ambientes, que permitem borrifar as fragrâncias no ar ou nas roupas de cama. Já a água de passar é um importante aliado que amacia o passar das roupas. Por fim, o pillow mist foi criado especialmente para ser borrifado sobre a cama ou travesseiro 15 minutos antes de deitarmos, ajudando a criar um ambiente convidativo ao sono.

Saiba o que evitar para dormir melhor

Não tomar café à noite e fazer refeições leves antes de se deitar são algumas das práticas que nos ajudam na missão de dormir melhor

Quem nunca passou por dificuldades na hora de dormir? A pessoa rola para um lado da cama, rola para o outro, mas nada de o sono chegar. E a cada minuto que passa, a impaciência cresce, adiando ainda mais o tão esperado descanso. Ainda que não exista fórmula mágica para lidar com o problema, os hábitos que temos antes de nos deitar influenciam diretamente na qualidade do nosso sono. Veja a seguir cinco coisas que devemos evitar para dormir melhor.

Tomar café à noite

Por ser um estimulante, a cafeína é um grande vilão do sono profundo, que é a etapa em que descansamos das atividades do dia. Portanto, quem deseja dormir melhor jamais deve consumi-la no final da tarde, e muito menos à noite. Caso contrário, você vai acordar na manhã seguinte sem se sentir revigorado.

Deixar o quarto iluminado

Mais do que uma questão de gosto, a presença de luz afeta diretamente nossos ciclos biológicos e a produção de hormônios. Em primeiro lugar, quando há lâmpadas acesas no ambiente, a geração de melatonina é inibida. Assim, o sono fica superficial e acordamos mais facilmente. Além disso, a luz impacta na presença de cortisol em nosso organismo. Esta substância está diretamente relacionada ao estresse e nos impede de dormir melhor.

Ficar em contato com a luz de eletrônicos

Apesar de pequena, a tela do celular pode se tornar um inimigo gigante do nosso sono. Isso ocorre pois a luz emitida pelo aparelho tem o mesmo efeito das lâmpadas, inibindo a produção de melatonina. Como muitas pessoas têm o hábito de usar o smartphone na cama, uma saída é ativar a luz azul do aparelho à noite. Apesar de não resolver totalmente o problema, o filtro nos ajuda a dormir melhor à medida em que evita prejudicar o descanso dos olhos, amenizando os efeitos negativos sobre o organismo.

Fazer refeições pesadas à noite

Quando exageramos na quantidade de comida antes de deitar, aumentamos o refluxo de ácido no estômago, o que atrapalha o descanso. Se você deseja dormir melhor, tome cuidado também com alimentos que deixam a digestão mais lenta. Logo, nada de ingerir itens gordurosos ou muito condimentados à noite.

Permanecer na cama sem sono

Pode parecer estranho, mas em alguns casos levantar-se da cama por alguns instantes é a melhor saída para dormir melhor. Toda a impaciência e ansiedade geradas quando o sono não vem atrapalham ainda mais sua chegada. Assim, se você está deitado por mais de 20 minutos sem sucesso, experimente ir para outro local à meia-luz e tente relaxar com algo, como ler um livro. Só volte para a cama quando o sono voltar.

Qual o melhor tipo de travesseiro?

Conheça as vantagens dos modelos de pluma, látex, fibra siliconizada e viscoelástico, e saiba escolher o melhor tipo de travesseiro para o seu sono

Com tantas opções disponíveis, encontrar o tipo de travesseiro mais adequado pode se transformar em um grande tormento. Para não errar na escolha e garantir um sono tranquilo, é fundamental conhecer as vantagens de cada modelo. Confira a seguir as principais características dos quatro travesseiros mais encontrados no mercado.

Travesseiro de Pluma

Antes de tudo, é preciso destacar que o modelo de pluma é um clássico. Seu recheio é composto basicamente por pluma de ganso. Por isso, esse tipo de travesseiro gera uma sensação de maciez e conforto desde muito antes do surgimento de qualquer composto industrializado.  Sua indicação é principalmente para quem dorme de barriga para cima e não costuma ter dores ou tensão na área do pescoço e cervical.

Travesseiro de Látex

Já o travesseiro de látex é composto pela espuma de látex, extraída da natureza pelo ser humano. Suas principais características estão ligadas ao suporte sobre a cervical e o pescoço. Um tipo de travesseiro mais firme, principalmente para quem dorme de lado ou de barriga para baixo e busca algo para curar as famigeradas dores do sono. Os modelos de látex costumam ser mais baratos que os de plumas, mas mais caros que os de visco e fibra siliconizada. A sensação gerada por ele é de preenchimento imediato entre a cabeça e o pescoço.

Travesseiro de Viscoelástico

Este tipo de travesseiro possui uma espuma que proporciona ao usuário a sensação de afundamento lento e flutuação. Sua indicação é para quem tem preferência por dormir de lado, gerando uma sensação de preenchimento menor do que o látex e a fibra siliconizada.

Travesseiro de Fibra Siliconizada

A fibra siliconizada é um material industrial, portanto mais acessível. Por isso, é o tipo de travesseiro mais barato entre os quatro. Sua indicação é para crianças e pessoas que dormem de barriga para baixo, pois eles costumam ser mais baixos que os concorrentes. A fibra possui uma sensação de suporte menor que o látex, mas maior que a pluma e o visco.

Confira no vídeo abaixo os travesseiros da Euro Colchões.

Sono excessivo: conheça os perigos da hipersonolência

Você é daqueles que já acorda com sono? 🤭 Você sabia que o sono excessivo pode oferecer perigos à sua saúde?

Nesse post vamos falar um pouco sobre a hipersonia, que é essa vontade quase incontrolável de cochilar que algumas pessoas sentem durante o dia.

(agora você deve estar preocupado pensando: eu sinto isso? 🤔)

meme da personagem de novela Nazare Tedesco fazendo conta se tem sono excessivo
(Créditos: Amino)

Eu sei, parece que estamos falando de quase 90% da população brasileira, mas, calma, é preciso muita cuidado para diagnosticar esse distúrbio no sono.

Nesse post vamos te ajudar a identificar o problema, te contar um pouco sobre os perigos do sono excessivo e dar algumas dicas que poderão te ajudar a vencer o problema sem fazer uso de medicamentos.

Eu tenho sono excessivo?

✋ Antes de mais nada, precisamos deixar bem claro que essas dicas que daremos aqui não substituem um acompanhamento médico. 

🚨 O sono excessivo pode ser muito perigoso para a sua vida e já, já vamos te dizer o porquê. 

Existem exames, como a polissonografia, que são capazes de detectar até 87 distúrbios do sono.

Se você costuma dormir mal ou sentir sono excessivo, a nossa indicação é sempre que procure a opinião de um especialista.

Um dos testes usados pelos médicos para identificar a hipersonia é a escala Epworth.

Esse teste foi criado pelo especialista australiano Murray Johns e se tornou uma ótima ferramenta para a identificação de sono excessivo.

Pegue uma folha de papel e anote as suas respostas! 🗓

👉 Marque:

A – Nenhuma chance
B – Chance pequena
C – Chance moderada
D – Chance alta 

Teste: Você é sonolento?

Qual a probabilidade de você cochilar ou adormecer nas seguintes situações.

1- Sentado e lendo.
(A)  (B) (C)  (D)

2- Assistindo a TV. 
(A)  (B) (C)  (D)

3- Sentado e quieto em um lugar público, sem atividade.
(A)  (B) (C)  (D)

4- Andando uma hora sem parar como passageiro em um meio de transporte. 
(A)  (B) (C)  (D)

5- Se estiver de carro, enquanto para por alguns minutos no trânsito. 
(A)  (B) (C)  (D)

6-Deitado para descansar à tarde, quando as circunstâncias permitem.
(A)  (B) (C)  (D)

7- Sentado, conversando com alguém. 
(A)  (B) (C)  (D)

8- Sentado calmamente após o almoço, sem ter tomado bebida alcoólica.
(A)  (B) (C)  (D) 

👉 Agora some a sua pontuação:

A – 0 pontos
B – 1 ponto
C – 2 pontos
D – 3 pontos

👉 Resultado: 

0 – 9 pontos: Normal
10 – 15 pontos: Sonolência leve
16 – 20 pontos: Sonolência moderada
21 – 24 pontos: Sonolência severa

Sintomas de sono excessivo

Pessoa com sono excessivo dormindo com o livro no rosto

☝ Vale lembrar que na adolescência os jovens têm tendência a sentir mais sono. 

Em cada fase da vida o ser humano precisa de um tempo de descanso diferente. 

Você pode ler mais sobre isso no nosso artigo Descanso ideal: Qual a quantidade de sono necessária para cada idade.

Uma boa maneira de identificar o problema do sono excessivo é ficar atento aos sintomas.

Pessoas com hipersonolência costumam apresentar menos motivação e menor desempenho no trabalho. 

Ansiedade, irritabilidade, diminuição da energia, inquietação, pensamento lento, fala lenta, perda de apetite, alucinações e problemas de memória também são outros sintomas que aparecem em um indivíduo com hipersonia.

Portanto, ao perceber algum desses sinais, procure um especialista. 👩‍⚕

Perigos da hipersonolência

Quando estamos com sono, os nossos reflexos diminuem e ficamos mais dispersos. Por isso, uma pessoa com sono excessivo está mais propícia aos acidentes domésticos, de trabalho e de trânsito.

⚠ Quando o assunto é sono demais, todo cuidado é pouco! 

Para as crianças e adolescentes, o sono excessivo pode fazer com que eles tenham uma queda no rendimento escolar e dificuldades no relacionamentos sociais.

criança escrevendo na escola com sono excessivo

Outros riscos aparecem quando falamos de reações do organismo.

Saiu reportagem recente falando que o excesso de sono pode aumentar consideravelmente o risco de um acidente cardiovascular cerebral (AVC).

A descoberta foi resultado de um estudo publicado no periódico científico Neurology da Universidade de Ciência e Tecnologia Huazhong, na China.

A reportagem diz que dormir mais de 9 horas por dia ou tirar cochilos por mais de 90 minutos pode aumentar consideravelmente o risco de derrame.

Tratamento para o sono excessivo

Como já falamos aqui, o acompanhamento médico é fundamental para qualquer suspeita de sono excessivo, mas alguns hábitos podem ajudar a amenizar o problema.

Evite dormir tarde ou dormir pouco:

O sono é essencial para manter o corpo saudável: ele pode melhorar a nossa qualidade de vida e até aumentar a longevidade. 

Por isso, evite o trabalho noturno ou ficar acordado até tarde.

O sono irregular ou a privação dele confunde o metabolismo e, a longo prazo, pode até reduzir a expectativa de vida.

💡 Durma bem e na medida!

🚨 Se você tem sentido desconforto na hora de dormir, precisa resolver isso pra já!

A Euro tem uma linha super especial pra você que quer ter um sono de qualidade em um colchão muuito confortável.

A linha #Kingsdown reúne o luxo e a tradição presentes nos ambientes mais sofisticados do mundo no seu quarto para você ter uma noite de Rei 🤴🏻/ Rainha 👸🏻.

A Kingsdown é uma empresa luxuosa de colchões sediada na Carolina do Norte (EUA) da qual a Euro tem o prazer de ser parceira e única revendedora no Brasil.

O melhor da tecnologia mundial no setor de colchões bem aqui na Euro pertinho de você! 😍

Modelos da linha kingsdown da euro colchõees
São seis modelos de colchão à sua escolha!

Tenha uma dieta leve e rica

Tão importante quanto dormir bem é comer bem!

Nos alimentos encontramos uma infinidade de benefícios para todo o nosso corpo e para os diversos quadros de saúde.

Sabemos também que a alimentação faz toda a diferença na nossa rotina. Além de prevenir doenças, pode ser uma ótima ferramenta para combatê-las.

Uma dieta balanceada, variada e rica em nutrientes faz bem ao corpo e a mente.

Melhora o condicionamento físico, a memória, o raciocínio e nos ajuda a controlar problemas de saúde.

💡 Procure um nutricionista para definir uma dieta adequada ao seu organismo!

Pratique exercícios físicos

Segundo um artigo da Revista Brasileira de Medicina do Esporte, um levantamento da prática de atividade física na cidade de São Paulo mostrou que as queixas de hipersonolência entre os entrevistados que praticam esporte regularmente era de apenas 28,9%, enquanto entre os não praticantes era de 71,1%.

Praticando um esporte 3 vezes por semana ou com 20 a 30 minutos de caminhada, jogging, natação, bicicleta por dia, você consegue melhorar a qualidade do seu sono.

🕙 O melhor horário para se exercitar é pela manhã. Já no período da noite, os exercícios não são tão indicados porque, ao invés de ajudar, podem acabar atrapalhando o sono.

Mas, como a Euro sabe que nem sempre sobra tempo na nossa rotina, desenvolvemos o #EuroFit, um colchonete para exercícios físicos bem prático para você usar em qualquer lugar.

Foto do eurofit, o colchonete para exercícios físicos da euro colchões

O Euro Fit é super resistente e muito confortável para que você tenha exercícios perfeitos.

Durma bem com a Euro Colchões

Esperamos ter te ajudado com esse post! 🤩

A nossa preocupação não é só te entregar produtos de qualidade, mas também cuidar do bem estar da sua família. 

No nosso Blog você encontra outros posts com curiosidades do sono e dicas incríveis para dormir melhor. Você pode ler sobre:

Você também encontra muito mais no nosso Instagram (@eurocolchões), segue a gente lá e fique por dentro de tudo sobre o sono e sobre a Euro!